Notícias

Sensacional: PlayStation 1 vira artigo de luxo para ouvir CDs — entenda o segredo

Quem é fã de games sabe da dificuldade de se desfazer de um console antigo, que acaba se tornando uma relíquia e sinônimo de nostalgia. Agora, os “acumuladores” que guardaram seu PlayStation 1 estão sendo recompensados!

Portais e canais no YouTube especializados em áudio têm divulgado nas últimas semanas uma “função secreta” do saudoso videogame lançado pela Sony em 1994.

Advertising
Advertising

Acontece que, segundo reportagem do portal Splash, o PS1 tem um dos melhores leitores de CD entre os aparelhos daquela época. O processamento de áudio do aparelho é considerado ideal no equilíbrio de graves, médios e agudos, além de reproduzir um som limpo e suave.

Por isso, muitos fãs de música estão preferindo “turbinar” um PlayStation 1 usado – que pode ser encontrado por R$500 aqui no Brasil, em média – do que investir em CD players de alta qualidade, que podem passar de R$10 mil.

Para quem curte a parte técnica, a explicação é que o console foi equipado com um processador de áudio especializado, o Sony CXD2922AGB, que tem uma excelente conversão digital-analógico e taxa de amostragem de 44,1 kHz, exatamente o padrão dos CDs.

PlayStation 1 como tocador de CDs

Mas calma, não é tão simples assim. Os modelos de PlayStation 1 mais indicados para essa função são as primeiras versões americanas, como SCPH-1001 e SCPH-1002, que usam saídas de áudio separadas do vídeo (os famosos cabos branco e vermelho).

Depois, é preciso conectar o aparelho a um amplificador ou receiver high-end, garantindo qualidade de reprodução. Outro ponto negativo é a fragilidade do PS1, console antigo e feito de plástico, com baixa durabilidade.

Mas considerando a dificuldade de achar CD players hoje em dia, os apaixonados por música nesse formato podem ter uma solução para ouvi-los em casa sem nem saber!

Abaixo, você pode ver um vídeo que exemplifica o resultado, ainda que obviamente seja difícil perceber os detalhes sem estar pessoalmente no local. Mesmo assim, é interessante perceber a clareza do som!

LEIA TAMBÉM: Nostalgia pura: ouça clássicos do Linkin Park recriados com sons do game Final Fantasy VII

Published by
Rafael Teixeira