10 solos de guitarras perfeitos para quem está começando a tocar
Fotos via Divulgação/Reprodução

Uma das maiores belezas da guitarra no Rock é que ela pode ser complexa, veloz e cheia de efeitos e técnicas diferentes, mas também pode criar riffs e solos simples, belos e marcantes.

Se de um lado temos virtuosos como Joe Satriani, Eddie Van Halen e Jimmy Page, de outro temos bandas clássicas do Rock nacional e internacional que muitas vezes prezaram pela simplicidade na hora de solar, casos de Los Hermanos, CPM 22, Oasis e Beatles, por exemplo.

Outros guitarristas incríveis, como James Hetfield do Metallica e Kurt Cobain do Nirvana, encontraram o momento certo para encaixar a melodia básica da música com um pouco de distorção e claro, muita alma.

Depois da nossa lista com 10 músicas famosas que usam apenas dois acordes, veja agora a seleção do TMDQA! com 10 solos simples para quem está aprendendo a tocar guitarra!

Metallica – “Nothing Else Matters”

Calma, a gente sabe que Metallica não remete a simplicidade musical, mas o disco conhecido como The Black Album (1991) foi pensado justamente para ser mais minimalista que os antecessores, quando a banda era mais conhecida pelo peso e velocidade do Thrash Metal.

Tanto que o guitarrista solo da banda, Kirk Hammett, sequer aparece no hit “Nothing Else Matters”. O solo melodioso foi composto e gravado por James Hetfield, e o clipe da música até mostra ele tocando para ajudar quem está aprendendo.

CPM 22 – “Dias Atrás”

Um dos principais sucessos do Hardcore melódico brasileiro, a música do disco Chegou a Hora de Recomeçar (2002) tem um solo simples e inesquecível feito por Luciano Garcia usando praticamente uma corda só.

LEIA TAMBÉM: 10 grandes bandas de Rock e Metal que não têm mais nenhum integrante original

Nirvana – “Smells Like Teen Spirit”

Nas principais músicas do Nevermind (1991) como “Smells Like Teen Spirit” e “Come As You Are”, Kurt Cobain usou uma técnica famosa: na dúvida do que fazer no solo de guitarra, toque a mesma melodia dos vocais.

Em ambas o músico “pegou emprestada” a sequência de notas que ele mesmo canta nos versos e só adicionou um pouco de slide, muita distorção e agressividade.

Los Hermanos – “Anna Julia”

Nada melhor do que aprender uma música que todo mundo sabe cantar, e costuma estar no repertório de bandas cover. Não à toa a música tocada por Marcelo Camelo no disco Los Hermanos (1999) conquistou até o lendário George Harrison, guitarrista dos Beatles.

The White Stripes – “Seven Nation Army”

Toda a proposta do White Stripes era exatamente trazer o Rock and Roll de volta para o básico, e o riff de “Seven Nation Army” é o melhor exemplo disso.

O solo tem a mesma melodia que guia esse mega-hit, mas Jack White usa um slide para elevar o riff a algo estranho, agudo e sujo, quase como se a guitarra estivesse chorando. Simples e icônico!

Chitãozinho e Xororó – “Evidências”

Sim, o hino não-oficial do Brasil tem um solo interessantíssimo de aprender! Sem falar que é outra música essencial no repertório de todo mundo que toca na noite.

O trecho gravado pelo grande José Eduardo “Faíska” em 1990 usa muitos bends, a técnica de “empurrar” uma corda para atingir a nota seguinte, e tem um dedilhado um pouco mais complexo no final, excelente para treinar.

The Beatles – “Something”

É claro que George Harrison, guitarrista da maior banda de Rock de todos os tempos, seria citado duas vezes nesta lista! Favorita de muita gente, “Something” (Abbey Road, 1969) teve música e letra criadas por ele, além de um solo lindo e relativamente simples.

Capital Inicial – “À Sua Maneira”

A versão de Dinho Ouro Preto e companhia para “De Música Ligera”, da banda argentina Soda Stereo, é uma lição completa para novos guitarristas, porque tem uma sequência simples e marcante de acordes e um solo que segue a melodia principal.

Oasis – “Champagne Supernova”

Noel e Liam Gallagher sempre foram adeptos de baladas Pop Rock que prezam pela simplicidade. Na música que fecha o disco (What’s the Story) Morning Glory? (1995), o guitarrista usa apenas a escala pentatônica, que é a base de qualquer solo.

Skank – “Vou Deixar”

Além de um solo muito divertido que dá uma pegada mais Blues para a melodia, esse sucesso do Pop Rock nacional tem uma introdução e uma ponte bem marcantes de guitarra feitos por Samuel Rosa em 2003.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!