Soundgarden se reúne no clipe do The Pretty Reckless
Reprodução/YouTube

O grande público sempre tem a curiosidade de saber o que os seus artistas preferidos escutam em casa ou quais são os melhores cantores e bandas na opinião deles, ainda mais quando falamos em uma referência incontestável de um gênero como é o caso de Kim Thayil, guitarrista do Soundgarden e grande ícone do Grunge.

Em conversa com a revista FarOut, o músico listou os melhores discos de todos os tempos da cena e também abordou o significado por trás do termo ao qual sua banda está associada, assim como outros grandes grupos como Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains.

Para Thayil, essa “classificação” ficou marcada por um tempo e sonoridade específicos na história da música e da cidade de Seatle, em Washington (EUA):

Acho que por vários anos, a maioria das bandas de Seattle evitou o termo ‘Grunge’. É meio difícil lembrar o que pode ser considerado Grunge ou o que pode ser chamado de Metal, Pop ou Punk. Acho que a maneira mais fácil de definir isso provavelmente seria: ‘música da área de Seattle de uma determinada comunidade e gênero durante um determinado período de tempo, de meados dos anos 80 a meados dos anos 90′.

Falando mais abertamente sobre os álbuns que lhe marcaram, Kim revelou que Bleach, lançado pelo Nirvana em 1989, foi muito importante para ele, que acredita que a força do disco está em “Negative Creep”:

Também adoro os riffs de “Blew” e “Swap Meet”; eu ouvia repetidamente. Esse disco era muito popular com a nossa banda quando estávamos em turnê. Tocávamos Fugazi, ‘Margin Walker’; ‘Meat Puppets II’; Neil Young, ‘After the Gold Rush’; e Nirvana, ‘Bleach’, o tempo todo em um toca-fitas em nossa van.

A seleção de Thayil contou ainda com álbuns que percorrem todo o período citado por ele, desde algumas bandas mais populares até outras que ficaram mais no underground. Confira a seleção na íntegra ao final da matéria!

Kim Thayil escolhe suas preferências no Grunge

Um dos trabalhos escolhidos por Thayil foi Hallowed Ground, lançado em 1988 por Skin Yard. No papo, o guitarrista revelou que mudou de ideia depois de não curtir o som do grupo em questão no início de carreira:

Não acho que nenhum de nós [no Soundgarden] realmente gostou do primeiro disco do Skin Yard, mas gostamos deles como pessoas e a singularidade do que eles estavam tentando fazer. Depois eles ficaram mais pesados, mais nos moldes do Soundgarden ou do Tad, e começaram a fazer discos melhores e divertidos. No momento em que lançaram ‘Hallowed Ground’, eles estavam entrando no ritmo e tinham a ideia do Rock em andamento.

Kim ainda falou com mais detalhes sobre o álbum Facelift, do Alice In Chains, destacando que a banda do saudoso Layne Staley veio de “uma cena diferente”:

O Alice in Chains veio de uma cena diferente, mas depois começou a tocar conosco e com o Pearl Jam, e eles fizeram alguns shows com o Nirvana [na época do] ‘Facelift’. Penso em uma música como ‘It Ain’t Like That’ e adoro o ritmo. Quando eu tocava com eles no palco, eles me perguntavam que música eu queria fazer, e era essa. [Canta o riff de abertura] Eu amo esse riff e essa música. Eu gostaria de tê-lo escrito, e é por isso que adoro esse álbum – só por causa dessa música. É fácil se apaixonar por algo quando você pensa: ‘Por que diabos não pensei nisso?’ Todo o álbum tem ótimas coisas.

De fato, um clássico atemporal! Você pode, inclusive, ouvir alguns dos destaques dessa seleção na nossa playlist TMDQA! Classics e conferir a música citada por Thayil logo abaixo.

LEIA TAMBÉM: Nirvana, Soundgarden e Pearl Jam se juntam em sessão ao vivo do supergrupo 3rd Secret

Os melhores discos do Grunge segundo Kim Thayil (Soundgarden)

  • Nirvana – Bleach (1989)
  • Green River – Dry as a Bone (1987)
  • Melvins – Gluey Porch Treatments (1987)
  • U-Men – U-Men (1984)
  • Malfunkshun – Pyrrhic Victory (1989)
  • Skin Yard – Hallowed Ground (1988)
  • Mudhoney – Superfuzz Bigmuff (1988)
  • Tad – God’s Balls (1989)
  • Screaming Trees – Clairvoyance (1986)
  • Alice in Chains – Facelift (1990)
  • Pearl Jam – Ten (1991)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!