Ótimas novas bandas que mostram que o Rock Alternativo está vivo
Imagens: Divulgação

Se você está precisando renovar suas playlists de Rock Alternativo, o TMDQA! chega com mais uma lista de artistas independentes de várias partes do mundo que estão levando o gênero adiante.

Em parceria com a plataforma Groover, em que qualquer banda pode enviar sua música para curadores de todo o planeta, selecionamos grupos dos Estados Unidos, Canadá, País de Gales e até de Brunei que você precisa conhecer.

Esses grupos levam o Alternativo para os lados do Dream Pop, Ska, Surf Rock, Punk e muito mais, influenciados por nomes gigantes como The Clash, No Doubt e Bullet For My Valentine, só pra citar alguns.

Todos eles aparecem primeiro na playlist TMDQA! Alternativo, que você pode conferir e seguir logo abaixo antes de conhecer os artistas que compõem a lista dessa semana!

Continua após o player

Little Trips

Um Dream Pop tropical para ser ouvido durante um entardecer na praia. Essa é a proposta do duo americano Little Trips, que está preparando o terreno para seu segundo álbum e acaba de lançar o single “Overtime”.

A faixa traz guitarras de Surf Rock mas tem uma vibe mais Indie Pop, e segundo a dupla é uma representação de como eles soam ao vivo. É a segunda prévia do disco que ainda não teve o nome divulgado, e sucede o single “Too Hot to Hold”.

Formada pelos compositores e multi-instrumentistas Grag Laut e Jason Paton, que são da cidade de Denver, a Little Trips lançou em 2021 seu disco de estreia Downhill to Paradise.

Acompanhe o Little Trips no Instagram e ouça “Overtime” na playlist TMDQA! Alternativo

Waterfront

Outra banda que estreou em 2021, mas dessa vez uma vinda de Calgary, no Canadá: a Waterfront faz Rock Alternativo e sempre com muitas colaborações. Os primeiros lançamentos foram em 2021 com o EP New Heights, e no ano seguinte veio o EP Fever Dream, ambos em parceria com a banda de Vancouver The Faceplants.

Agora, o quinteto liderado pelo vocalista Dan Sequeira divulga os singles “Keeping You Alive” e “I Wanna Run”, este último em parceria com o grupo de Metalcore Gutter King.

As músicas marcam um ponto de virada para a banda, que acaba de assinar com a Affiant Records e estará em um futuro EP com cinco faixas no total. Segundo a Waterfront, o objetivo é “manter o Rock vivo para uma nova geração”, e para isso eles querem “pegar mais pesado do que nunca”.

Acompanhe o Waterfront no Instagram e ouça “Keeping You Alive” na playlist TMDQA! Alternativo

Faith Floyd

Depois de fazer sucesso com seu single de estreia “On A Whim” em 2022, a jovem cantora e compositora americana Faith Floyd acaba de lançar “Lose It”. Ela é do sul da Califórnia, e quem conhece a música local sabe o que isso significa.

A nova música lembra muito artistas consagrados de lá, como Hole e No Doubt. Este ano a cantora já havia lançado “for a minute” e “to be ignored”, que evocam o som clássico do Sublime. Em suma, Faith Floyd faz Rock Alternativo de qualidade e com muito frescor, sempre com toques de Ska, Noise e New Wave.

LEIA TAMBÉM: 5 bandas e artistas franceses que você precisa conhecer agora mesmo

Acompanhe Faith Floyd no Instagram e ouça “Lose It” na playlist TMDQA! Alternativo

Femegades

A autodefinição da Femegades em seus perfis é genial e perfeita pra abrir nossa indicação: “se o Bikini Kill e o The Clash tivessem um filho que foi criado pela Courtney Love“.

Já deu pra sacar que o quarteto formado em Londres faz Rock Alternativo misturado com Punk, e o EP de estreia chamado Pornsick foi inspirado no movimento Riot Grrrl. No ano passado veio o segundo EP not all men, mais uma crítica ao patriarcado.

O Femegades acaba de assinar com a Regent Street Records e lançar o single “What Is Yours Is Mine”, em que mergulha fundo no tema do machismo e descreve um mundo em que as mulheres são precificadas e comercializadas.

Acompanhe o Femegades no Instagram e ouça “What Is Yours Is Mine” na playlist TMDQA! Alternativo

NOL K

Vindo da pequena Brunei, país que fica na ilha de Bornéu na Ásia, NOL K morou muitos anos no Reino Unido e se formou na Escola de Música de Londres, onde criou sua primeira banda chamada Matahari, que chegou a se apresentar com grandes nomes do Metal Alternativo como Bullet for My Valentine e Hundred Reasons.

O músico também foi o vocalista do The Late Yeti e I Mean the Snakes, e atualmente está no Hurricane Honey. Este ano ele estreou com o projeto solo, mais voltado para o Rock Alternativo noventista, incluindo o ótimo single “IBU”.

Acompanhe NOL K no Instagram e ouça “IBU” na playlist TMDQA! Alternativo

Friendship Commanders

A dupla Friendship Commanders, formada pela vocalista e guitarrista Buick Audra e o baixista e baterista Jerry Roe, já está em seu terceiro álbum. Ele se chama MASS e veio acompanhado por um livro de memórias em formato de ensaios, todos escritos por Buick.

O duo de Nashville, nos EUA, estreou em 2016 com o álbum Dave e em 2018 veio Bill, que teve produção do lendário Steve Albini (Nirvana, Fugazi). Em 2020 os Commanders divulgaram o EP HOLD ON TO YOURSELF, e em 2022 foi a vez de RELEASE THE REST.

O novo trabalho completo é um disco conceitual sobre linguagem, memória e o estado de Massachusetts, e fala sobre “quando você se sentia uma pessoa diferente na mesma cidade”.

Acompanhe o Friendship Commanders no Instagram e ouça “WE WERE HERE” na playlist TMDQA! Alternativo

Honeytalks

O trio galês de Punk Rock Honeytalks recebeu muita atenção após seu EP de estreia Over It, lançado no ano passado, e ganhou destaque em programas tradicionais como a BBC Introducing e a Kerrang Radio’s The Deal, que fez com que eles se apresentassem no palco principal do Download Festival 2022.

Este ano o Honeytalks lançou seu segundo EP chamado There’s Hope in Hopeless, em que falam sobre saúde mental sob a perspectiva de quem se sente “deslocado” das situações sociais, e os pontos positivos e negativos disso. Entre as faixas do trabalho está a ótima “21”!

Acompanhe o Honeytalks no Instagram e ouça “21” na playlist TMDQA! Alternativo

Todd Binder

Gravada no estúdio Tiny Telephone, que já recebeu nomes como Alanis Morissette e Nada Surf, a ótima “Lions” é o novo single de Todd Binder, artista que explora uma sonoridade bem crua ao mesmo tempo que recheada de detalhes.

Todd afirma que, com a canção, quer ajudar o ouvinte a “encontrar a coragem de enfrentar a vida”. Para isso, faz uso de uma batida experimental e envolventes sintetizadores, que buscam retratar ao ouvinte o sentimento de aventura que se tem ao procurar novas conexões na vida.

Acompanhe Todd Binder no Instagram e ouça “Lions” na playlist TMDQA! Alternativo

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!