Layne Staley socando um nazista em show do Alice in Chains
Reprodução/Facebook

O saudoso Layne Staley, que liderava o Alice in Chains, vivenciou alguns momentos marcantes em sua carreira antes de falecer cedo demais, aos 34 anos de idade, em 2002.

Além de deixar um legado irretocável na história da música, o vocalista de sucesso do Grunge ainda é lembrado por muitas pessoas por conta de um incidente em 1993.

Durante a turnê do disco Dirt, o show do Alice in Chains na Suécia ficou eternamente marcado pelo soco que Staley deu na cara de um rapaz que fazia gestos nazistas durante a performance.

Layne Staley e o soco em nazista durante show do Alice in Chains

O caso foi relembrado por Mark Lanegan, vocalista do Screaming Trees, que estava fazendo uma turnê conjunta com a banda de Layne na época. Em seu livro “Singing Backwards and Weep” (2020), o cantor compartilhou detalhes sobre o momento, ainda que não tenha ressaltado especificamente as atitudes neonazi do homem:

Do palco, Layne reparou que tinha um cara grosseiro e imbecil que estava empurrando as pessoas da plateia, literalmente jogando garotas para os lados na tentativa de chegar até o palco.

Quando conseguiu, após deixar algumas pessoas feridas pelo caminho, o cara começou a gritar para o Layne em norueguês. Do lado do palco eu vi o Layne parando o show e convidando o cara para subir no palco pelo microfone, assim ele poderia falar o que tanto queria na frente de todo o público.

Lanegan ainda descreveu detalhadamente a atitude do rapaz ao subir do palco e como o soco do vocalista do Alice in Chains teve um impacto notável:

Layne estendeu a mão e puxou aquele grandão otário para cima. No minuto que o neandertal colocou os pés no palco, esticou as mãos no ar e começou a comemorar dando uma de Muhammad Ali versão palhaço. Fiquei totalmente alerta caso alguma violência viesse a ocorrer e o Layne precisasse da minha assistência.

Quando o otário virou para o Layne, deu de cara com um puta diretaço que o nocauteou daquele pódio temporário e o fez cair de volta para a plateia lotada. Layne Staley – Vitória por Nocaute. Nenhuma assistência se fez necessária.

Você pode conferir o depoimento de Mark Lanegan com legendas em português no vídeo abaixo enquanto assiste ao vídeo do polêmico momento!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!