10 discos essenciais do Shoegaze, segundo o baterista do Slowdive
Reprodução/Instagram

Pra quem gosta de Rock Alternativo e Psicodélico, o Shoegaze – também chamado de Dream Pop – é um subgênero fantástico. O estilo surgiu no Reino Unido nos anos 80, e quem é fã sabe que um de seus principais representantes é o Slowdive.

O grupo formado por Rachel Goswell, Neil Halstead, Christian Savill, Nick Chaplin e Simon Scott lançou no início de setembro seu quinto álbum chamado everything is alive, novidade de uma bela discografia que começou lá em 1991.

Em entrevista à Consequence, o baterista Simon Scott elegeu 10 discos fundamentais para quem deseja se aprofundar no Shoegaze. Ele citou bandas que são referência para todo o Slowdive, como My Bloody Valentine, Sonic Youth e Cocteau Twins, e ainda disse qual é a música de destaque de cada um.

Curiosamente, muitos dos álbuns escolhidos foram lançados em 1988, e Scott resumiu de forma poética a importância daquele ano para o estilo:

Foi o ponto em que tudo apenas colidiu e coalesceu neste maravilhoso emaranhado do Dream Pop, ou Shoegaze, como queira chamar.

Confira abaixo as escolhas de Simon Scott, baterista do Slowdive, como os 10 maiores álbuns do Shoegaze. Você pode ler a explicação dele para cada disco na matéria original, em inglês, clicando aqui!

everything is alive

everything is alive é o primeiro disco do Slowdive em seis anos e foi considerado pela própria banda como seu trabalho “mais esperançoso”, mostrando todo o poder do Shoegaze de criar melodias contemplativas. Ouça ao final da matéria!

10 discos de Shoegaze favoritos de Simon Scott, baterista do Slowdive

Cocteau Twins – Treasure

The Jesus and Mary Chain – Psychocandy

Loop – Heaven’s End

A.R. Kane – 69

My Bloody Valentine – Isn’t Anything

Sonic Youth – Daydream Nation

Spacemen 3 – Playing with Fire

Talk Talk – Laughing Stock

My Bloody Valentine – Loveless

Flying Saucer Attack – Further

LEIA TAMBÉM: Os Últimos Dias Disso aposta no Shoegaze com boas misturas em seu disco de estreia; ouça

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!