Kurt Cobain e Dave Grohl

O anúncio de uma edição expandida de um livro biográfico do Nirvana comprova que, de certa forma, ainda existem curiosidades sobre a banda para serem reveladas mesmo depois de três décadas do lançamento do último disco do grupo, In Utero.

Celebrando o 30º aniversário de lançamento de In Utero, o novo episódio do podcast Rolling Stone Music Now convidou o biógrafo Michael Azerrad para acompanhar a reprodução de todas as faixas do disco e compartilhar curiosidades sobre o Nirvana ao lado do apresentador Brian Hiatt.

Biógrafo do Nirvana fala sobre possível inveja de Kurt Cobain

Em um trecho do programa, Michael Azerrad aponta que Kurt Cobain gostava de chamar Dave Grohl, de zoação, de “garoto mais bem organizado que conheço”. Para o biógrafo, isso podia ser reflexo de uma certa inveja que o vocalista sentia do então baterista do grupo. Ele explicou:

Acho que Kurt estava parcialmente zombando de Dave por ser bastante organizado e normal. Ele é um cara popular e que tem tudo organizado, ele realmente é. E acho que em parte Kurt estava zombando disso porque ele não era um esquisito, como Kurt. E ele também estava com inveja. Acho que Kurt estava com um pouco de inveja de Dave porque a vida de Dave não era uma bagunça.

No dia 24 de Outubro, Azerrad lançará o livro The Amplified Come As You Are, que foi divulgado como uma versão expandida do seu clássico livro de 1993, Come As You Are: The Story of Nirvana.

Como descreve a Rolling Stone, a nova obra mais que dobra o conteúdo da versão original, apresentando novas informações retiradas das entrevistas originais de Azerrad, além de correções e reflexões a partir do texto inicial.

Podcast celebra 30 anos de In Utero, do Nirvana

Em outros momentos do episódio, o biógrafo diz que, para ele, duas faixas do In Utero parecem terem sido pegas de outras bandas. Ele diz que o riff principal de “Very Ape” soa bastante semelhante à música “Kanishka”, do Los Brujos, uma banda argentina que chegou a abrir show para o Nirvana, e aponta ainda que “Milk It” lembra “It’s Shoved”, dos Melvins, que notavelmente foram uma influência para Cobain.

O programa especial também contou com a participação do empresário do grupo, Danny Goldberg, autor do livro Serving the Servant: Remembering Kurt Cobain, e de Jim Merlis, que trabalhou com o icônico grupo em 1993 e 1994, compartilhando algumas memórias.

Na conversa, Goldberg também lembrou de uma pergunta que Kurt Cobain teria feito sugerindo uma possível dedicação a uma carreira solo no futuro, ainda que isso não implicasse necessariamente no fim do Nirvana:

Ele [Kurt] perguntou se precisava do Nirvana para poder gravar discos. E eu disse: ‘Não, você não precisa deles, nem precisa escolher. Você pode fazer as duas coisas. Muitos artistas fizeram projetos paralelos solo e coisas de banda’. E essa sempre foi minha imaginação sobre como teria sido o futuro. Ele não gostava de se repetir criativamente.

Você pode ouvir o episódio na íntegra no player abaixo e, em seguida, relembrar também o incrível In Utero.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!