Radar TMDQA! com LUBO, Zéis e NAY PORTTELA
Fotos: @nanacurti / @alansousoliver / @_rodolforuben

A vida de um artista independente no Brasil não é fácil e, aqui no TMDQA!, a gente sabe disso. Aliás, quem acompanha nosso site sabe que somos apaixonados por essa cena e levá-la ao seu máximo potencial está sempre entre nossas maiores missões.

Além de tudo, também sabemos que nosso público está sempre disposto a conhecer novos artistas de todos os gêneros e estilos musicais.

Por isso, em uma parceria com a plataforma Groover, onde qualquer artista pode enviar sua música para curadores de todo o planeta, apresentamos aqui este especial Radar TMDQA! que irá trazer excelentes novidades para você incluir em sua playlist semanalmente.

Aliás, todas essas músicas estarão primeiro na nossa própria playlist Radar, que você pode conferir logo abaixo, antes de conhecer as bandas que compõem a lista dessa semana. Divirta-se!

Davi Lima

Depois de um hiato de 2 anos que trouxe diversas experimentações, o músico Davi Lima inaugura uma nova fase de explorações artísticas através do lançamento da música “Perto de Mim”.

Trazendo sintetizadores que conversam com elementos orgânicos e oferecendo aos ouvintes a possibilidade de navegar por uma atmosfera de introspecção maximalista, a música é ao mesmo tempo dançante e profunda.

Acompanhe Davi Lima no Instagram

Julia Piedade

Em seu terceiro single, “Chimère”, Julia Piedade volta a mostrar a sua sonoridade única que aposta em uma sonoridade que destaca a dualidade de sua própria vivência entre o Brasil e a França, lançando mão de ritmos brasileiros com elementos eletrônicos e destacando o lado orgânico com o piano de Jazz enquanto alterna os idiomas.

Dessa forma, também explora uma dicotomia entre a fase adulta e a infância para narrar a trajetória do luto pela perda de uma figura familiar, que é descrita na música como um sonho de criança.

Acompanhe Julia Piedade no Instagram

O Hipertrópico

Apostando em uma melodia valsejante que remete tanto ao Rock Psicodélico quanto à MPB, “Eram os Deuses Astronautas” é o novo single da banda O Hipertrópico, que faz parte de um EP ao lado de “Oração ao Mar”.

A canção também ganhou um belo clipe, que faz bom uso da dinâmica apresentada pelo grupo ao longo dos 5 minutos de duração da faixa, nos quais apresenta diversos tons de intensidade para levar o ouvinte por uma verdadeira viagem.

Acompanhe O Hipertrópico no Instagram

LUBO

Em seu segundo lançamento como LUBO, a cantora-compositora-camaleônica-bruxa Luciana Bollina faz uma homenagem a Iansã, rainha das tempestades, raios e ventos, através de “Olho do Furacão”.

A faixa traz o significado dessa potência da natureza para o cotidiano, destacando através de uma Cumbia dançante a sua interpretação de como ela se encaixa na contemporaneidade por meio das brigas com o tempo e a mente cheia de informações.

Acompanhe Lubo no Instagram

Madame Ralph

Cantando em inglês, Madame Ralph lançou recentemente a faixa “Nobel Drive”, que aposta em uma energia frenética e melodias marcantes para narrar a velocidade das mudanças e como é preciso estar em movimento para se sentir vivo.

A faixa foi produzida por Luís Calil (Cambriana) e serve também como uma carta de amor à esposa do artista, Beatriz Klimeck, que também canta na música.

Acompanhe Madame Ralph no Instagram

Maré Tardia

Depois de lançar seu disco de estreia em 2022 trabalhando em conjunto com nomes como Alexandre Capilé (Sugar Kane) e Mozine (Mukeka di Rato), a banda Maré Tardia volta a trazer seu Surf Punk em um novo EP intitulado Jovens Estúpidos. A primeira música de trabalho da obra é “As Ondas”, que volta a destacar a sonoridade bem particular da banda.

Um dos pontos altos do single é ter sido gravado ao vivo e sem metrônomo em apenas um take (com overdubs de guitarra e voz), mostrando o aspecto mais Punk. A produção do single é de Gustavo Lacerda, com colaboração do produtor indicado ao Grammy Daniel Tapia, e tudo foi feito no estúdio da Universidade Federal do Espírito Santo.

Acompanhe Maré Tardia no Instagram

NAY PORTTELA

Com uma mistura única de MPB e Pagode, NAY PORTTELA traz um refrão grudento de primeira linha em seu novo single “Sente”, que tem colaboração com Tiago Gaúcho (Turma do Pagode) na mixagem musical.

Resgatando aquela sonoridade tão marcante dos Anos 90, NAY dá um passo importante com a nova música após já ter divulgado neste ano o disco Viradela e o single “Te Vi de Longe”. Em tempo, além dos vocais, NAY também assina os teclados e sintetizadores da música, tendo também dado seu toque na co-produção da faixa.

Acompanhe NAY PORTTELA no Instagram

Origami Aquém

Revivendo a obra de Machado de Assis, a banda Origami Aquém une o Rock Alternativo com ritmos nordestinos em sua nova música de trabalho “Capitu”, parte do mais recente EP chamado A Melhor Música que Já Fizemos (E Outras Quatro).

Pedida certa para fãs de grupos como Los Hermanos, a banda se destaca por trazer um estilo único às próprias referências, com “Capitu” servindo como ótimo exemplo disso através de um belíssimo refrão que coroa a música.

Acompanhe Origami Aquém no Instagram

Victor Tadashi

Trazendo simultaneamente intensidade e elegância, Victor Tadashi apresenta uma fusão sensacional de Rock Leve com traços de Soul e R&B em “Minha Luz”, sua nova música que foi gravada com o produtor Tony Oliveira em Los Angeles, nos EUA.

A faixa destaca a força da guitarra, mas também apresenta belas melodias vocais que envolvem o ouvinte. É uma ótima recomendação para fãs de artistas com características parecidas, como John Mayer, que buscam uma novidade com um tom de brasilidade e identidade própria.

Acompanhe Victor Tadashi no Instagram

Zéis

Formado em Música pela Universidade Federal do Ceará e mestre pelo Programa de Pós-Gradução em Artes do IFCE, Zéis é cantor, compositor, ator e produtor atuante na cena artística cearense. Agora, traz um ótimo novo lançamento com o disco Sinal de Fumaça, cuja faixa-título é o grande destaque.

Unindo elementos de Reggae e Dub com a música tradicional nordestina, além de trazer diversos aspectos de outros gêneros, o artista encontra uma sonoridade ao mesmo tempo experimental e fácil de digerir. A obra ainda conta com produção, mixagem e masterização de Kassin, que já trabalhou com várias lendas da música nacional.

Acompanhe Zéis no Instagram

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!