Yeah Yeah Yeahs no The Town 2023
Foto por Fernando Schlaepfer (via Divulgação/The Town)

Não é exagero dizer que a missão mais ingrata dessa primeira edição do The Town foi a do Yeah Yeah Yeahs. A banda nova-iorquina foi escalada de última hora para substituir o Queens of the Stone Age, que cancelou sua apresentação por conta de problemas de saúde, algo que pegou muita gente de surpresa.

Mesmo assim, o grupo liderado pela vocalista Karen O soube fazer uma limonada com os limões que a vida lhe ofereceu — a começar pela realização de um show esgotado no Cine Joia nesta sexta-feira (8) para que os fãs mais fiéis da banda, que poderiam não ter garantido ingressos para o festival, conseguissem vê-los em formato solo.

No evento, o show do Yeah Yeah Yeahs foi previsível: como era de se esperar dado o contexto, era difícil ver pessoas na plateia empolgadas, ainda que boa parte do público parecesse estar prestando bastante atenção. A banda, no entanto, conseguiu driblar essa situação e fazer uma entrega como se estivesse escalada há meses para o festival.

Afiadíssimos ao vivo, os músicos Nick Zinner Brian Chase têm uma sintonia incrível com Karen e parece bastante possível que essa sinergia tenha feito a banda conquistar diversos novos fãs. Aliás, a própria escalação já pode ter causado um mergulho mais profundo de muita gente nessa discografia lendária do Indie Rock.

Ainda assim, é sintomático que mesmo os hits “Maps” e “Heads Will Roll” tenham empolgado poucas pessoas. As músicas pareceram causar mais aquela sensação de conhecer uma música sem nem saber quem era o artista por trás do que efetivamente fizeram a galera se mexer — novamente, sem demérito algum ao YYY, que fez tudo que estava ao seu alcance.

Continua após o vídeo

Yeah Yeah Yeahs no Brasil

Voltando ao país depois de 10 anos, o Yeah Yeah Yeahs fez bonito em sua passagem pelo Brasil. Além de se reafirmar como grande ícone do Indie Rock, teve a oportunidade de mostrar para um enorme público que sua trajetória vai além dos hits mais conhecidos.

Apesar de tudo isso, ficou difícil não perceber que boa parte da galera presente estava lá para curtir o Queens of the Stone Age, que foi devidamente homenageado pelo YYY com um trecho de “A Song for the Dead”. De toda forma, a difereça entre os públicos é notável, em especial quando consideramos a relação do QOTSA com o Foo Fightersheadliner do mesmo palco na mesma noite.

Dentro do que lhe cabia, o Yeah Yeah Yeahs fez um belo show e certamente agradou os fãs que tiveram a oportunidade de vê-los de última hora, além de ter conseguido cumprir bem seu papel e se livrar do sentimento de ter sido uma substituição ruim, como acontece com certa frequência em situações parecidas, até por toda a relação do grupo com o Garbage e sua influência no Wet Leg, também atrações da mesma noite.

A gente fica na torcida para que a banda volte o mais rápido possível com uma passagem mais completa!

Continua após o vídeo

Setlist Yeah Yeah Yeahs no The Town

1. Spitting Off the Edge of the World
2. Cheated Hearts
3. Pin
4. Shame and Fortune
5. Burning
6. Zero
7. Wolf
8. Soft Shock
9. Lovebomb
10. Gold Lion
11. Maps
12. Heads Will Roll
13. Y Control
14. A Song for the Dead (trecho, cover de Queens of the Stone Age)
14. Date with the Night

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!