Fausto Silva, o Faustão, é internado
Reprodução/Instagram

Nos últimos dias, a situação de saúde de Fausto Silva, o querido Faustão, está entre os assuntos mais comentados do Brasil.

O apresentador chegou a receber uma chuva de homenagens que assustou muita gente já que o fim de seu programa na televisão coincidiu com uma internação. Ele se pronunciou sobre a situação tranquilizando os fãs, mas houve uma piora em seu quadro algum tempo após a publicação do vídeo.

O boletim médico divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, informou que Fausto está “em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração”. Por conta disso, ele irá precisar de um transplante de coração e já foi incluído na fila do SUS.

Faustão pode esperar até 18 meses por transplante

No Brasil, de acordo com o site oficial do Hospital Israelita Albert Einstein, “mais de 90% das cirurgias de transplantes são feitas pelo SUS e cobertas por ele durante o atendimento que o antecede”. Ainda assim, mesmo nos procedimentos feitos por planos privados de saúde, “a chance de receber um órgão é a mesma”, diz a página.

Por conta disso, Faustão deve esperar de 12 a 18 meses para receber o órgão, já que foi incluído na fila como qualquer outra pessoa seria. O tempo pode variar de acordo com a compatibilidade e disponibilidade de um órgão, assim como funciona para outros tipos de transplante.

Entenda o quadro de saúde de Fausto Silva

Fausto Silva foi internado no dia 5 de Agosto para tratar uma insuficiência cardíaca, que já vinha sendo acompanhada desde 2020. A notícia de sua internação demorou a ser divulgada para o público, e só veio à público depois que começaram a circular rumores de seu falecimento.

Até o momento, a última atualização do caso veio no boletim da equipe formada pelos médicos Fernando Bacal, cardiologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico e de serviços hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein. O comunicado diz:

O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração. Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso.

Desejamos uma rápida recuperação para Fausto Silva!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!