Anitta em premiação da Variety, 2021
Foto de Anitta via Shutterstock

Apesar do termo “cultura do cancelamento” ter ganhado mais força nos últimos anos, sabemos que a ação de julgar ou chamar a atenção para atitudes de celebridades ou de qualquer pessoa que ganhe um grande alcance na mídia já existe há muitos anos.

Recentemente, Anitta refletiu em uma nova entrevista à Ela Magazine (via O Globo) sobre os ataques que recebe de internautas e um de seus comentários causou polêmica nas redes sociais no início desta semana.

Ao ser questionada se ela se sente atingida pelos “comentários de haters”, a cantora declarou:

Antigamente, sim. Fui a primeira pessoa a ser cancelada no Brasil, quando ainda não existia esse termo, e amadureci diante do público. De certa forma, os cancelamentos me ajudaram a ficar mais forte, e ainda abri caminhos.

Após a fala de Anitta sobre o cancelamento começar a repercutir nas redes sociais, artistas e internautas se manifestaram apontando que foram cancelados bem antes da funkeira.

Anitta fala sobre cancelamento e internet reage

Um dos que falou sobre o tema foi Pe Lu, integrante da banda Restart, que compartilhou a fala da cantora e disse:

Anitta, eu te amo, mas acho que o primeiro artista cancelado desse Brasilzão fomos nós hahahahahahahah (rindo de tristeza mesmo).

Repostando a publicação do cantor, usuários do Twitter ainda relembraram das bandas Emo, que em seus anos de sucesso também foram canceladas.

Outros citaram o exemplo de Wilson Simonal, que passou por um declínio em sua carreira depois de ser acusado de ter sido informante do Dops (Departamento de Ordem Política e Social), órgão de repressão durante a ditadura militar.

Citando mais alguns casos que podem ser interpretados como cancelamento antes de Anitta se tornar uma cantora de sucesso, internautas lembraram da empresária Geisy Arruda, que ficou conhecida por ter sido hostilizada por colegas da universidade em que estudava por usar um vestido curto.

Até o momento, Anitta não se pronunciou sobre a repercussão de sua fala na entrevista. Enquanto isso, confira abaixo mais alguns casos citados pelos internautas que reagiram ao comentário da cantora!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!