Mdou Moctar cria campanha para conseguir se manter nos Estados Unidos após golpe no Níger
Divulgação

A incrível banda Mdou Moctar, projeto do guitarrista tuaregue de mesmo nome, está pedindo ajuda para os seus fãs depois que a terra em que residem, o Níger, na África Ocidental, sofreu um golpe de Estado.

De acordo com comunicado à imprensa enviado pela assessoria do grupo, no dia 26 de julho um grupo de militantes de direita derrubou o presidente Mohamed Bazoum, que foi democraticamente eleito. Com o ocorrido, as fronteiras de entrada e saída do país foram fechadas, assim como instituições financeiras.

Mdou Moctar e seus companheiros de banda, que fizeram uma passagem recente pelo Brasil no C6 Fest, em São Paulo, estavam em turnê pela América do Norte no momento do golpe. Agora, devido ao caos político no Níger, o grupo se viu impossibilitado de retornar para casa e está buscando apoio financeiro para permanecer nos Estados Unidos.

Mdou Moctar cria campanha para se manter nos EUA

A banda criou uma página no GoFundMe e sua descrição explica que a quantia arrecadada será usada para moradia, alimentação, saúde, viagens e outras necessidades que os músicos tenham durante sua estadia nos EUA. Um trecho da descrição da campanha diz:

Os custos associados à busca de moradia de emergência e despesas de subsistência para a banda enquanto estiverem presos aqui nos EUA são consideráveis e indefinidos, pois não há prazo para o retorno da paz à região. Como a atividade de turnê da banda sustenta regularmente suas famílias no Níger, essa estadia prolongada nos EUA, infelizmente, desviará essa renda de seus dependentes.

Até o momento, o maior doador da campanha foi o sempre ótimo Jack White, que ajudou Mdou Moctar e seus colegas com 10 mil dólares. Entre os doadores também aparecem os nomes da gravadora Matador Records e o de Adam Levine, vocalista do Maroon 5.

Caso tenha interesse em fazer uma doação, você pode acessar a página da campanha clicando aqui.

Mdou Moctar

Moctar foi conquistando os amantes da música global com sua habilidade excepcional na guitarra e sua abordagem inovadora dentro do Rock Psicodélico, que traz uma forte influência de sua criação no deserto e a sonoridade que acompanha esse ambiente.

Além de um talento musical, o artista é uma voz para os marginalizados e uma força para a mudança social. Suas letras abordam questões como a pobreza, a desigualdade de gênero e a luta por liberdade em uma região que enfrenta desafios significativos.

Antes de sua passagem pelo Brasil em Maio, o guitarrista tuaregue conversou com o TMDQA! sobre suas raízes no deserto do Níger até o estrelato global. Leia aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!