Alien
Crédito: reprodução

O cientista brasileiro Vinicius Ferreira virou notícia no The New York Times depois de encontrar uma espécie de besouro sem asas na Universidade de Lund, na Suécia.

Como contou a reportagem do jornal americano, o besouro foi achado em 1991 em Oaxaca, no México, a uma altura de quase 3 mil metros pelo naturalista Richard Baranowski. Ele tinha toda a aparência de um macho, mas faltava uma característica fundamental: as asas.

Após uma análise criteriosa, Ferreira confirmou neste mês que o inseto era um macho ao Zoological Journal of the Linnean Society e o batizou com o nome de Xenomorphon baranowskii, em homenagem a Richard e ao filme Alien, que tem o xenomorfo como uma das raças alienígenas presentes no longa.

Em sua declaração ao New York Times, Ferreira também associou a curiosa espécie ao longa protagonizado por Sigourney Weaver e dirigido por Ridley Scott pelo fato de ser um besouro sem asas, algo bastante atípico.

“Nós encontramos esse animal muito estranho. O besouro ‘alien’”, disse Vinicius, que é também muito fã da franquia de ficção científica.

Cientista brasileiro encontra besouro ‘alien’

Como a matéria explica, asas fazem o inseto gastar energia demais; então, ao longo do processo evolutivo, muitas espécies de insetos foram perdendo sua habilidade de voar, o que poderia explicar cientificamente a perda de asas do besouro.

Ainda assim, o caso vem sendo descrito como um “exemplo extremo” e muito raro, já que geralmente os machos usam as asas para ir atrás das fêmeas com o objetivo de se reproduzirem.

É necessário acrescentar que existem mais de meio milhão de espécies de besouro conhecidas e a encontrada pelo brasileiro pode ter perdido as asas para diminuir o risco de ser arrastada por grandes sopros de vento na alta altitude em que vivem.

Portanto, o Xenomorphon baranowskii pode ser encarado como um exemplo de como esses besouros possuem uma extrema capacidade de adaptação ao longo de sua evolução.

A natureza é incrível, né? Vale lembrar que, em 2020, Vinicius batizou outra espécie de besouro em homenagem a Rodrigo Lima, vocalista do Dead Fish, como te contamos aqui.

LEIA TAMBÉM: Nicolas Cage diz que tinha certeza de que era um alienígena e celebra David Bowie

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!