Chas Newby deixou os Beatles para ser professor de matemática
Reprodução/Twitter

Morreu nesta segunda-feira (22), aos 81 anos, um dos primeiros baixistas a integrar a maior banda do mundo. Chas Newby fez alguns shows com os Beatles em 1960, mas abandonou a música em seguida para se tornar professor.

A história começa ainda no The Quarrymen, grupo criado por John Lennon em 1956 e que depois daria origem aos Beatles. Chas estava entre os colegas de escola que tocavam com Lennon na época.

Quando John, Paul McCartney e George Harrison formaram os Beatles, o baixista escolhido foi Stuart Sutcliffe, mas ele precisou ser substituído em algumas das apresentações que a banda tinha no Cavern Club, em Liverpool, e em Hamburgo, na Alemanha.

E foi assim que Chas Newby – curiosamente, canhoto como Paul – assumiu o seu lugar no Fab Four por algumas noites. A história conta que Lennon pediu para que ele entrasse no grupo oficialmente, mas Newby preferiu entrar na universidade.

Sem arrependimentos!

Chas Newby se formou em química e, anos depois, passou a ensinar matemática para alunos do ensino médio na pequena cidade de Alcester, no interior da Inglaterra.

O professor até voltou a fazer música, tocando primeiro em uma banda de caridade chamada Racketts, e depois se reunindo com alguns amigos do The Quarrymen em 2016.

Em entrevista ao Sunday Mercury em 2012, Newby disse que nunca se arrependeu de ter deixado os Beatles porque não tinha a mesma ambição dos outros integrantes (via The Guardian):

A música nunca seria uma profissão para mim. Eu queria fazer química. John, Paul e George só queriam ser músicos. As pessoas às vezes não acreditam quando digo que não tenho arrependimentos, mas eu realmente não tenho. Aproveitei a minha vida imensamente.

Que história!

Chas Newby e os Beatles

A causa da morte de Chas Newby não foi revelada. O Cavern Club publicou uma foto do baixista em suas redes sociais agradecendo pelas noites históricas que rolaram por lá, e você pode ver o post logo abaixo.

LEIA TAMBÉM: O dia em que Jesus assistiu a uma gravação dos Beatles

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!