TMDQA! Entrevista: Xand Avião resgata o Forró de suas origens no primeiro single do seu novo EP
Foto por Rodolfo Magalhães

Depois do boom que o Piseiro teve nos últimos anos, Xand Avião, que chegou a explorar o estilo musical em alguns de seus lançamentos, decidiu revisitar suas raízes e resgatar o Forró, que consolidou seu trabalho na indústria.

Em conversa com o TMDQA!, o músico confessou que estava sendo cobrado por seus fãs que acompanham sua carreira desde o início dos anos 2000, quando ele era integrante do Aviões do Forró, banda em que dividia os vocais com Solange Almeida.

Atendendo aos pedidos do seu público, Xand anunciou recentemente o lançamento do seu próximo EP, 1MPAR, que contará com sete músicas, incluindo duas faixas mais animadas e cinco para dançar “bem agarradinho”, como descreveu o cantor. Sobre o que apresenta de diferente no novo projeto, Xand apontou:

Eu tentei trazer um pouco do Xand Avião de 2005, 2007, no jeito de cantar, no som das músicas, no ritmo, no Forró, aquele Forró pra você dançar abraçado mesmo.

Oferecendo uma prévia do que vem por aí no segundo semestre deste ano, Xand Avião liberou o single de estreia do EP, a faixa de Forró romântico “Perfume Caro”.

Xand Avião e “Perfume Caro”

Na entrevista, Xand revelou que o plano inicial era divulgar o novo EP com outra música. Porém, em um pocket show, ele percebeu que “Perfume Caro” conquistou o público rapidamente e, como considera os fãs seu termômetro, ele decidiu mudar a programação e colocar a música para ser o single de estreia do projeto.

A música será uma das apostas de Xand para o São João, que voltou com força total no ano passado após a pandemia e pretende ser ainda maior neste ano, de acordo com o cantor. O músico revelou que irá se apresentar em 36 cidades em trinta dias durante o mês de Junho e disse que já começou a se preparar fisicamente, pois trata-se de um período muito cansativo. Sobre o ritmo do ano passado, Xand apontou:

Eu perdi 9kg, porque assim, ou você come ou você dorme. Eu prefiro dormir e esse ano vai ser um pouquinho mais puxado, mas eu vou conseguir entregar todos os shows se Deus quiser.

Como aquecimento para os festejos juninos, além de seus shows solo, Xand Avião tem se apresentado no festival Viiixe! Forró e Piseiro, que é idealizado por sua empresa em parceria com outras produtoras, e que tem rodado o Brasil com apresentações do músico e de outros nomes de destaque como João Gomes, Mari Fernandez, Nattan e outros artistas.

Além de apontar qual é o segredo para uma carreira de 21 anos, Xand Avião também revelou ao TMDQA! mais detalhes sobre seu novo EP 1MPAR e contou como foi seu primeiro encontro com Gilberto Gil, que aconteceu recentemente em um aeroporto.

Leia o papo na íntegra logo abaixo e confira o clipe de “Perfume Caro” e a foto de Xand ao lado de Gil e João Gomes ao longo da entrevista.

TMDQA! Entrevista Xand Avião

TMDQA!: Oi Xand, tudo bem? Obrigada pelo tempo, é um prazer conversar contigo. Eu já quero começar falando sobre “Perfume Caro”, que vai ser o seu próximo single e que você já tem apresentado alguns trechos para os fãs. Queria que você me contasse um pouco sobre essa faixa. O que ela aborda e por que você escolheu para ser a primeira prévia do seu novo EP?

Xand: Primeiro, assim, quem escolheu a música foram os fãs né? A gente fez um pocket show lá em São Paulo durante a gravação do clipe. Porque esse EP são sete músicas, por isso que a gente colocou o nome “1MPAR”. E a gente ia lançar o EP com outra música que se chama “Rolo”, que é muito boa também. Mas quando a gente cantou “Perfume Caro” lá na hora, tinha umas cem pessoas, eu acho, a galera pegou a música muito rápido. Foi a música que eu repeti quase cinco vezes, que o pessoal começou a pedir, “Ah, toca aquela”. Não sabia o nome mas sabia cantar já um pouco do refrão da música, né? Que fala que a mulher vai pra balada depois que se separou, né? E a mulher foi pra balada, está lá bebendo, mas está bebendo o drink lembrando dele, quando chega em casa está lembrando dele, está sorrindo mas não esconde que está pensando nele.

Então, por isso que a música é “Perfume Caro”, é aquele que você bota e não sai mais. A gente se assustou até com o pessoal cantando a música e a gente teve que mudar; mudamos a programação toda, o marketing todo, tivemos que mudar pra “Perfume Caro”. Graças a Deus, mas eu acho — acho não, vai ser sucesso se Deus quiser.

TMDQA!: Essa ligação com os fãs é muito forte né, Xand? Desde sempre.

Xand: Eles são termômetro. Não tem como.

TMDQA!: Você completou 21 anos de carreira e, com tantos lançamentos, como você faz para se reinventar? Onde você busca novas inspirações para suas músicas?

Xand: Dos fãs, do palco, da estrada, dos nossos artistas. Eu gosto de estar com pessoas. Eu não tenho medo do sucesso de ninguém. Modéstia à parte, eu gosto que todo mundo cresça, e eu preciso que todo mundo cresça, porque um dia eu vou parar, eu não estou aqui pra sempre.

Mas eu gosto de me reinventar, eu gosto de estar com gente jovem pra ouvir o que eles estão fazendo de diferente. Eu gosto de estar com o Nattanzinho, com o João Gomes, com a Mari Fernandez, que são nossos artistas, com o Zé Vaqueiro. E eu vou pegando alguma coisa deles e guardando pra mim. Estou com quarenta e um anos já, com vinte e um anos de carreira, cheguei no Aviões do Forró com vinte anos.

Mas assim, não estou programado para parar ainda, tenho muito gás pra voar! Mas eu acho que eu busco essa inspiração, essa vontade de me reinventar nos palcos a cada dia. Cada dia eu estou numa cidade diferente, estou ouvindo um som diferente. Eu ouço muita música, não ouço só Forró, então sempre que eu ouço alguma música internacional, que eu gosto de um som, vou lá e tento colocar na minha música, no meu estilo, e a gente não pode parar. A cada dia que passa eu acho que o sucesso vai ser sempre o próximo. A gente, graças a Deus, tem uma carreira de sucesso, mas eu acho que o próximo vai ser maior e por aí vai.

TMDQA!: E Xand, qual é o segredo para, durante tantos anos de estrada, manter o ritmo que você tem de shows e de lançamentos de novos trabalhos?

Xand: Eu acho que o segredo é o que você falou anteriormente, é se reinventar. Não achar que já deu certo, não achar que é o cara que já estourou. Porque tipo assim, o auge do Aviões foi 2012. A gente rodou o Brasil inteiro, já toquei em todos os 27 estados. Eu poderia achar que ali eu tinha chegado no topo, mas não, eu queria mais, queria mais e ainda quero mais.

Acho que ambição não é uma coisa ruim, ambição de fazer mais sucesso, de fazer mais show, de chegar em cantos que eu não cheguei ainda. Mas eu acho que a minha força, o meu gás é isso, é se reinventar. Eu acho que o segredo é esse pra passar tanto tempo. 21 anos para uma banda de Forró é muito tempo. E assim, falou em Forró no país, modéstia à parte, tem que falar de Aviões, tem que falar de Xand.

TMDQA!: Voltando a falar sobre os próximos projetos. Como a gente sabe, “Perfume Caro” é uma das sete músicas que vão integrar seu novo EP “1MPAR”, que você também já começou a divulgar nas redes sociais. Eu queria saber o que esse trabalho apresenta de diferente dos seus últimos lançamentos?

Xand: Olha, digamos que eu fiz uma volta nas minhas raízes, nas minhas origens. Eu tentei trazer um pouco do Xand Avião de 2005, 2007, no jeito de cantar, no som das músicas, no ritmo, no Forró, aquele Forró pra você dançar abraçado mesmo. Hoje no show geralmente é muito difícil você ver um casal dançar abraçado, geralmente tá todo mundo dançando solto até devido às músicas, que são músicas mais animadas, mais pra frente.

Eu quis buscar isso porque eu estava sendo cobrado pelos meus fãs, “Ah, toca uma música tipo ‘Coração”‘, que foi meu primeiro sucesso. Uma música tipo “Quem Ama Cuida”, que estourou muito. Aí eu fiz isso. Eu tentei trazer pro “1MPAR” isso. A gente trouxe uma sonoridade que tem duas músicas animadas, mas tem cinco que é pra você dançar bem agarradinho.

TMDQA!: E pelas redes sociais você divulgou que fez uma reunião com algumas pessoas para apresentar as novas músicas. Me conta um pouco de como foi a recepção da galera? Como eles reagiram às novas faixas?

Xand: Ó, sinceramente… quando me deram a ideia de fazer isso eram poucas pessoas, umas cem pessoas eu acho. Eram trinta fãs e amigos nossos, pessoas de plataformas, e eu me assustei com o resultado.

Eu fiquei muito feliz, “Perfume Caro” foi unanimidade, foi a que todo mundo gostou mais. Mas assim, tem cinco músicas que me chamaram atenção pela reação do público. Acho que o melhor termômetro para você testar música é com pessoas que gostam de música e que não trabalham com música. Eu adoro mostrar uma música pra quem não entende de música, pra quem ouve música que é diferente. Eu acho que aquela opinião é mais real do que mostrar pra um produtor ou um músico.

Então, naquela noite em São Paulo, a gente alugou um local, que foi onde a gente gravou os clipes — porque cada música dessa pra sair tem um clipe diferente, um cenário diferente, deu uma trabalheira louca, foram sete clipes em quatro dias. Passei quatro dias sem dormir praticamente, mas ficou muito bom e o resultado quando a gente fez o pocket show foi uma coisa maravilhosa. Das músicas que eu mostrei, cinco com certeza vão ser sucesso nacional, se Deus quiser.

Continua após o vídeo 

TMDQA!: Nos últimos anos você chegou a explorar um pouco mais o Piseiro, que foi um gênero que realmente estourou com os trabalhos dos Barões da Pisadinha, João Gomes, Nattan, Mari Fernandez, e tantos outros. Eu queria saber se você sentiu que o boom que esse gênero teve, até mesmo por conta do TikTok, ajudou a atrair mais olhares para o Forró também?

Xand: Com certeza. O Piseiro é um derivado do Forró, é um Forró eletrônico, digamos assim. Eu acho que tudo que vier pra enaltecer o Forró… quando a gente começou a tocar Forró em 2002, alguns sanfoneiros ou forrozeiros tradicionais, que tocam pé de serra, um Forró mais tradicional, disseram que o Aviões do Forró não era Forró. Aí eu fiquei calado na minha, não revidei e tive que provar pra eles que a gente é Forró sim.

É um Forró diferente do que eles tocam. Respeito, adoro Forró pé de serra, adoro aquela zabumbazinha tocando, a sanfona. Mas o Forró tem que se modernizar, né? Eu acho que o Piseiro é a modernização do Forró, mas não quer dizer que o Forró vai acabar para o Piseiro continuar. Acho que os dois caminham juntos. A maior prova está aí: a gente faz o festival Viiixe Forró e Piseiro, que é um sucesso no Brasil todo. Eu acho que o Piseiro realmente fez o Brasil olhar mais para o Forró, né? Chama de Piseiro, chama de Forró, o que importa é o ritmo e ser do Nordeste e a gente levar uma música pra todo mundo.

TMDQA!: E falando exatamente sobre o “Viiixe! Forró e Piseiro”, desde o ano passado ele se tornou um evento de destaque no calendário dos festivais, principalmente por ser voltado para o público desses gêneros. Qual é a importância de existir um evento como esse que está rodando o Brasil com artistas do Forró e do Piseiro?

Xand: Pra nós é um orgulho, pra mim é um orgulho porque eu sentia falta de ter um festival como o Villa Mix, como o Festeja, de Forró, só de Forró, né? Sem preconceito com ritmo nenhum, mas acho que o Forró merecia ter um festival desse. A gente começou ano passado, fizemos 13 capitais, né. Quem faz é a Vybbe, que é a minha empresa, a Top e a Tapajós. A gente juntou João Gomes, Vitor [Fernandes], Tarcísio, eu, Zé Vaqueiro e Nattan, e entrou agora a Mari [Fernandez] também, que a Mari está um estouro louco, um negócio sem explicação. E a maior prova disso foi recentemente em São Paulo, que a gente colocou quase 40 mil pessoas na maior cidade do país para ouvir Forró.

Eu subi no palco emocionado. Falei lá no dia bem emocionado, porque pra nós é uma vitória. Eu sempre quis que o Forró fosse reconhecido como todo estilo musical, sem querer ser maior do que ninguém. Porque antigamente o pessoal ouvia Forró só no São João, né? E eu acho que o Forró dá pra você ouvir de Janeiro a Janeiro! Acho que o Viiixe veio pra consolidar isso, pra dizer que o Forró é um ritmo que merece respeito, que tem evento legal. O Viiixe é a prova disso, é um evento grandioso, para 40 mil pessoas, com bares maravilhosos, camarotes, som de primeira, palco. Então, a gente está muito feliz, fiquei muito emocionado em São Paulo.

TMDQA!: E o Viiixe não deixa de ser um esquenta para o São João, né? Acabamos de entrar no mês que antecede as festas juninas e ali é muito conhecido como o palco do Forró, do Sertanejo, do Piseiro. Queria saber como foi o retorno do São João no ano passado para você, após a pandemia, e como estão os preparativos para o São João deste ano?

Xand: A volta do São João ano passado foi um negócio tão emocionante que parece que eu estava dormindo num pesadelo e acordei num sonho. Eu acho que o único ritmo do Brasil que tem um mês inteiro é o Forró, que é o São João. Esse ano a gente vai fazer 36 cidades em trinta dias. É muito show, mas eu faço com o coração aberto porque é muito bom.

Quem não conhece, tem que conhecer Campina Grande, Caruaru, Petrolina… são festas que são do tamanho do Rock in Rio. Quando se fala em São João, o pessoal acha que é uma fogueirinha e um balão! Não, elas são festas grandiosas e eu estou contando as horas, quando chega Maio eu já fico ansioso pra poder começar o São João.

Já estou me preparando fisicamente, porque é muito cansativo. Ano passado, no mês de São João, a gente fez 35 [shows] e eu perdi 9 kg. Porque assim, ou você come ou você dorme. Eu prefiro dormir e esse ano vai ser um pouquinho mais puxado, mas eu vou conseguir entregar todos os shows, se Deus quiser.

TMDQA!: Para encerrar nosso papo, queria falar de um encontro super legal que você divulgou recentemente, que foi você e o João Gomes encontrando Gilberto Gil. Você escreveu na legenda que “zerou o jogo” naquele momento. Como foi esse encontro e o que Gil representa na sua vida?

Xand: Cara, eu acho que o Gil não representa na minha vida não, ele representa pra música mundial. Aquele cara, não precisa falar o que ele é. A musicalidade dele exala, sabe? Eu nunca tinha conhecido ele, como também não conheço Caetano [Veloso], é meu sonho conhecer Caetano também.

Da mesma forma que a gente tem fãs, a gente também tem nossos ídolos, né? Tive o prazer de conhecer alguns já: o Jorge, do Jorge e Mateus, o Zezé do Zezé Di Camargo e Luciano, já conheci Alceu Valença, Geraldo Azevedo.

Mas o Gil, eu estava conversando com o João ali no check-in, tirando a passagem… eu olhei assim, eu bati no João e disse: “João, olha quem está aí, o Gil, o Gil”. Aí eu fiquei calado, não consegui falar, aí o João: “Gil, tira uma foto comigo”. Eu disse, “Meu Deus, que vergonha”. O cara, a voz dele quando ele falou “Oi, boa noite, não sei o que”. Eu disse, “Caralho, eu estou perto do Gil, meu irmão. Que negócio louco”.

Eu fiquei sem ação, o Gil é um… eu não sei explicar. Pra música brasileira, o cara é um monstro! Super educado, falou que a gente é a nova geração do Forró, me chamou de menino — então por aí já me ganhou, fiquei muito feliz! São os encontros que a música nos dá. Fiquei muito feliz em vê-lo. Liguei pra minha mãe, liguei pra minha esposa, “Encontrei o Gil, encontrei o Gil”.

Pedimos para tirar a foto, ele deixou, e eu fiquei muito feliz mesmo. Espero encontrar um dia o Caetano também.

TMDQA!: Com certeza vai! Obrigada pelo papo Xand, muito sucesso com o lançamento de “Perfume Caro” e do EP “1MPAR”!

Xand: Muito obrigado, Lara.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!