Baterista de Michael Jackson ouve Linkin Park pela primeira vez e toca
Reprodução/YouTube

Jonathan “Sugarfoot” Moffett é uma verdadeira lenda da bateria.

O baterista de 68 anos de idade ficou conhecido por ter passado mais de 30 anos colaborando com a família Jackson e sendo o baterista de escolha de boa parte da carreira de Michael Jackson, além de ter feito trabalhos para nomes como MadonnaElton JohnStevie Wonder, só para citar alguns.

Apesar disso, em todos esses anos de mergulho na música, Jonathan não parece ser muito chegado ao Rock e Metal e nunca tinha ouvido o Linkin Park até uma parceria recente com o canal Drumeo, que propôs a ele um desafio envolvendo a música “Numb”.

A ideia seria Jonathan repetir a estratégia do seu colega de profissão Larnell Lewis, que ouviu uma música do Metallica pela primeira vez e, em seguida, tentou tocá-la com perfeição (o resultado disso você confere por aqui). No entanto, Sugarfoot resolveu fazer algo ainda mais complexo!

Jonathan “Sugarfoot” Moffett ouvindo e tocando Linkin Park pela primeira vez

Ao invés de se permitir ouvir a música na íntegra uma vez para tentar entendê-la, Jonathan simplesmente começou a tocar na primeira ouvida — ou seja, sem sequer saber a estrutura da faixa ou o que esperar nos segundos seguintes.

O resultado, como era de se esperar até pelo estilo tocado por Moffett em toda sua carreira, é uma linha de bateria completamente diferente da original. No entanto, o músico vai te deixar de queixo caído ao aprender detalhes da estrutura de “Numb” quase que imediatamente, além de praticamente “adivinhar” algumas entradas e mudanças.

Por conta desse processo, é bem interessante também observar que Jonathan se solta muito mais depois do primeiro refrão, quando parece já bem acostumado com o hit dos anos 2000.

Baterista de Michael Jackson definiu “Numb” como “brilhante”

Quando finalmente ouve a versão original de “Numb”, com a bateria de Rob Bourdon, Jonathan se impressiona bastante e faz vários elogios ao fato de que o músico se mantém restrito a fazer o simples para dar ênfase ao potencial comercial da música, que ele define como “brilhante” e garante que “deve ter sido um hit”. E foi mesmo!

Abaixo, você confere esse vídeo na íntegra. Divirta-se!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!