Ivan Lins quase colaborou com Miles Davis nos anos 90
Imagens: Divulgação

Se a música popular brasileira é amplamente reconhecida no exterior, muito disso se deve a artistas como Ivan Lins. A influência do cantor e pianista é tão grande que certa vez Miles Davis, gigante do Jazz, pediu para falar com ele.

Em um vídeo resgatado pelo perfil Cortes MPB, Ivan conta a história hilária de quando ele telefonou para o lendário trompetista americano, em 1991. Davis havia acabado de receber alguns dos discos do brasileiro.

Para sua surpresa, a lenda do Jazz não apenas adorou o que ouviu, mas selecionou nada menos que 28 músicas (!) de Lins para regravar em um disco duplo.

Com uma imitação muito divertida da voz de Miles Davis, o brasileiro contou uma “dica” que recebeu com relação à quantidade de notas em seus arranjos (veja o vídeo mais abaixo):

Me ligaram dizendo que o Miles Davis queria falar comigo. Me deram um número e pediram pra eu ligar. Eu falei, ‘Pô bicho, falar com o Miles? O que é isso?’. Aí eu liguei e atendeu um cara que pediu pra eu me apresentar e foi chamar o Miles. Aí ele veio assim: ‘Hello’, com aquela voz de caverna.

Eu falei ‘Oi, legal? Aqui é Ivan Lins’. E ele: ‘Cara, você é um puta de um compositor! Eu escolhi 28 músicas, e acho que vou fazer um CD duplo’. Assim mesmo, cara! Eu não consegui responder nada, só falava ‘Yes, yes’, e ‘Thank you!’. Até que ele disse: ‘Seus arranjos… eles têm muitas notas’ [risos].

Infelizmente, Miles Davis faleceu poucos meses depois do telefonema com Ivan Lins, e nunca chegou a gravar as músicas no brasileiro. Uma grande pena!

Ivan Lins e Quincy Jones

Vale lembrar que, nos anos 80, o pianista brasileiro teve uma grande carreira nos Estados Unidos, tendo lançado um disco com o lendário produtor Quincy Jones. Ele ainda teve composições suas cantadas por nomes como George Benson, Ella Fitzgerald e Barbra Streisand.

O mesmo Cortes MPB, aliás, publicou outro vídeo em que Ivan Lins conta da sua colaboração com Jones, que quase rendeu uma participação no álbum Thriller, de Michael Jackson.

Assista a esse vídeo clicando aqui, e à história da ligação para Miles Davis logo abaixo!

LEIA TAMBÉM: MITA anuncia show histórico de Arthur Verocai com Ivan Lins e Mano Brown em São Paulo

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Cortes MpB (@cortesmpb)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!