Iggy And The Stooges no Coachella 2003
Reprodução/YouTube

Antes de uma gloriosa carreira solo, Iggy Pop transformou o Rock com o The Stooges, banda que se separou em 1974 após apenas sete anos de atividade. O lendário grupo só iria se reunir praticamente 30 anos depois, no Coachella de 2003.

Iggy and The Stooges lançaram três álbuns explosivos entre o fim dos anos 60 e início dos anos 70, culminando em Raw Power (1973), que conta com o clássico “Search and Destroy”. A banda é considerada uma das precursoras do Punk e celebrada como ícone do que foi batizado como “Proto-Punk”.

Mas o estilo de vida repleto de excessos de Iggy Pop, incluindo o vício em heroína, fez com que o grupo ficasse sem oportunidades de shows e decidisse se separar.

Até que o renomado festival Coachella, na Califórnia, conseguiu reunir as lendas do Rock em um show especialíssimo que aconteceu no dia 27 de abril de 2003, logo após a apresentação do The White Stripes.

Na ocasião, Iggy se reuniu com o guitarrista Ron Asheton e seu irmão, o baterista Scott Asheton. Mike Watt estava no baixo no lugar de Dave Alexander, que faleceu em 1975.

Retorno do The Stooges

Aquele foi o primeiro capítulo para um renascimento do The Stooges, que ainda lançou mais dois álbuns em 2007 e 2013, e seguiu fazendo shows até o fim, apesar da morte de Ron Asheton em 2009.

Assista abaixo a um dos registros da noite histórica em que Iggy and The Stooges se reuniram pela primeira vez em 30 anos no Coachella de 2003.

Continua após o vídeo

Iggy Pop e “Every Loser”

Em janeiro de 2023, Iggy Pop lançou o seu 19º álbum de estúdio, o aguardado Every Loser.

Com produção de Andrew Watt e participações de nomes como Chad Smith, Duff McKagan, Taylor Hawkins, Travis Barker e Josh Klinghoffer, o disco certamente deverá pintar em várias listas de melhores do ano.

LEIA TAMBÉM: Iggy Pop revela ter recusado convite para integrar o AC/DC: “não era o que precisavam”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!