Ryuichi Sakamoto criou ringtones para Nokia

O icônico compositor e pianista Ryuichi Sakamoto teve seu falecimento anunciado no último domingo (2) através de suas redes sociais oficiais.

O artista japonês, que nos deixou aos 71 anos de idade no dia 28 de Março, lutava contra um câncer desde o meio de 2020 e viu a doença avançar, se espalhando por seu corpo no ano passado, como te falamos com mais detalhes aqui.

Entre uma das inúmeras homenagens que Sakamoto recebeu está um incrível compilado montado por um fã com ringtones que o artista criou para o aparelho Nokia 8800 em 2005.

Entre as suaves faixas que integram o compilado, que você pode ouvir ao final da matéria, estão composições intituladas “Asian-chant”, “Duel”, “Dharma” e “N-choral”.

Se você é jovem e não faz a mínima ideia do que seja um ringtone, trata-se de de um toque para aparelhos de telefonia celular mais antigos que não poderiam reproduzir músicas em chamadas.

Ryuichi Sakamoto

Ao longo de sua carreira de 50 anos, Ryuichi Sakamoto foi o responsável pela premiada trilha sonora do filme O Último Imperador (1987) que rendeu ao compositor um Oscar, um Grammy e um Globo de Ouro.

Além disso, o artista japonês também ganhou outros prêmios por produções como O Céu Que Nos Protege (1990), O Pequeno Buda (1993) e O Regresso (2016).

No filme Furyo: em nome da Honra (“Merry Christmas, Mr Lawrence”), além de criar a trilha sonora do filme, Sakamoto também estrelou a trama de guerra ao lado de ninguém menos que o saudoso David Bowie.

Explorando seus diversos talentos, Ryuichi também foi fundador da pioneira banda eletrônica Yellow Magic Orchestra.

O disco mais recente lançado pelo músico foi 12, disponibilizado em Janeiro e que marcou seu primeiro álbum sem ser trilha sonora em quase seis anos.

Confira abaixo o compilado de ringtones criados por Ryuichi Sakamoto para a Nokia.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!