Trent Reznor em 2011
Foto via Shutterstock

Ao longos dos anos, o Rock já foi parar nas páginas policiais dos jornais algumas vezes. Mas é difícil pensar num caso mais bizarro do que quando o FBI passou anos investigando a morte de Trent Reznor, vocalista do Nine Inch Nails.

Tudo começou em 1989, mesmo ano em que a banda de Rock Industrial lançou seu álbum de estreia, o aclamado Pretty Hate Machine.

Durante uma manhã qualquer, um fazendeiro de Michigan, nos Estados Unidos, percebeu um objeto estranho pairando sobre a sua propriedade. Não eram discos voadores, e sim balões gigantes carregando uma câmera de vídeo.

Preocupado com algum tipo de vigilância, o fazendeiro interceptou e entregou a câmera para a polícia local. Mas o que os agentes viram nas imagens fez com que eles acionassem o FBI imediatamente.

E o que Trent Reznor tem a ver com isso?

O vídeo mostra o corpo de um homem caído em uma rua escura, com sangue no rosto, e dois homens vestindo jaquetas de couro em pé ao seu lado. Então, a câmera começa a subir em direção ao céu, e o filme acaba.

A história conta que o FBI passou quase dois anos investigando esse caso sem chegar a conclusão alguma, até que eles decidiram divulgar as imagens na esperança de que alguém reconhecesse as pessoas que aparecem ali.

E, bem, aparentemente ninguém na Polícia Federal americana era fã de Nine Inch Nails. Isso porque um jovem estudante de arte identificou imediatamente que o corpo caído no vídeo era de Trent Reznor.

Obviamente, ele não estava morto. O FBI então entrou em contato com a equipe da banda, e descobriu que a cena em questão deveria fazer parte do clipe de “Down in It”, principal single do disco Pretty Hate Machine.

A explicação do Nine Inch Nails

Acontece que, para economizar no orçamento do clipe, o grupo amarrou uma câmera em balões meteorológicos comuns. Só que os fios se desprenderam durante a filmagem, e eles nunca mais tinham encontrado o equipamento.

Algum tempo depois, em uma entrevista resgatada pela Loudersound, Trent Reznor deu risada da situação:

Minha reação inicial foi achar realmente engraçado que algo tão simples possa ter tomado uma proporção tão grande, com tanta gente envolvida. Eu tive que aparecer publicamente para provar que estava vivo. Alguém no FBI andou assistindo muitos filmes do Hitchcock, David Lynch ou algo assim.

Que história, hein?! Assista ao famigerado clipe de “Down in It”, do Nine Inch Nails, logo acima.

LEIA TAMBÉM: Antes da fama: vídeo mostra Trent Reznor (Nine Inch Nails) adolescente cantando hit de Billy Idol

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!