O ano era 1991 e o vocalista Perry Farrell, líder do Jane’s Addiction, teve a ideia de fazer uma turnê de despedida diferente para sua banda que havia se tornado ícone do Rock alternativo.

Juntando uma série de bandas diferentes, a série itinerante de shows passou por mais de 20 cidades na América do Norte e tinha um nome que viria a ser bastante conhecido pelo mundo todo: Lollapalooza.

Essa é a história de origem do festival que está acontecendo neste momento no Brasil, depois de ter passado por algumas fases e hiatos até desembarcar pela primeira vez aqui em 2012. Na ocasião, o Jane’s Addiction fez um show por aqui; agora, na 10ª edição do festival, o grupo de Perry voltou a se apresentar no Brasil com um show bem diferente.

Continua após a foto

Jane’s Addiction no Lollapalooza Brasil 2023

Perry Farrell com o Jane's Addiction no Lollapalooza Brasil 2023
Foto por Stephanie Hahne / TMDQA!

Pra começo de conversa, o Jane’s veio com uma formação nova: além do retorno de Eric Avery, baixista fundador, o grupo está se apresentando com Josh Klinghoffer na guitarra. O músico ex-Red Hot Chili Peppers está substituindo Dave Navarro, também ex-RHCP, que tem tido sintomas de COVID longa e não se sentiu pronto para uma turnê.

Com isso, algumas versões dos clássicos da banda soam diferentes. “Been Caught Stealing”, um dos pontos altos do show, soou estranha para alguns fãs; por outro lado, outros grandes momentos como “Three Days” e “Ted, Just Admit It…” ganham na questão performance com a chegada de Josh, que tem uma presença de palco espetacular.

A estética cabaré que permeia o show divide opiniões, mas é fato que, quem acompanha o Jane’s desde cedo, sabe que a banda não iria abandonar agora todo esse exagero que é parte do que os deixou famosos. Afinal de contas, o disco de estreia se chama justamente Nothing’s Shocking!

Questões morais à parte, o Jane’s Addiction também aproveitou a oportunidade para homenagear Taylor Hawkins, cuja morte aconteceu há exatamente um ano. Como você pode ver abaixo, a banda exibiu uma foto do saudoso baterista do Foo Fighters e dedicou a música “Ocean Size” a ele, assim como a orquestra de baterias que encerrou o show em “Chip Away”.

Setlist

1. Stop!
2. Whores
3. Ain’t No Right
4. Been Caught Stealing
5. Ted, Just Admit It…
6. Mountain Song
7. Jane Says
8. Three Days
9. Ocean Size
10. Chip Away

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!