BIKE
Foto por Bel Gandolfo

Um dos principais expoentes da nova psicodelia brasileira está com novidade! BIKE revelou “O Torto Santo“, single que sintetiza o que se pode esperar do quinto disco de estúdio do quarteto, ARTE BRUTA.

Composta pelo vocalista e guitarrista Julito Cavalcante, a canção nasceu a partir de um processo autoanalítico que resultou na compreensão de que todas as experiências têm dois (senão mais) lados, e que é preciso estar presente, atento e forte para lidar com as dificuldades que podem acompanhar as oportunidades da vida.

Mais um importante movimento da banda, “O Torto Santo” reforça o caráter autoinvestigativo da BIKE e seu apreço por sonoridades não óbvias e mutações progressivas, como pede a vida. Sobre a construção da música, o grupo revela:

O que nos inspirou nessa faixa, e se estende por ‘Arte Bruta’, foi dar um passo à frente em relação ao som que tínhamos nos outros discos, misturando o que a banda se tornou nesses anos a referências que ainda não tinham aparecido no nosso trabalho. Adicionamos elementos e instrumentos artesanais nas músicas e isso já está presente em ‘O Torto Santo’, soando artística e bruta ao mesmo tempo.

Ouça abaixo o single “O Torto Santo”, que nos envolve ainda mais no universo de ARTE BRUTA. Produzido pelo guitarrista e produtor Guilherme Held (Criolo, Jards Macalé, Gal Costa), o álbum inédito da BIKE chegará pelos selos Quadrado Mágico e Before Sunrise Records.

Varanda

Varanda
Foto: Divulgação

Um ano após a sua estreia com Ode ao Infinito, a banda mineira Varanda está de volta com um novo EP. O título é bastante autoexplicativo: (Ode ao Infinito) algumas outras versões das músicas do nosso primeiro EP.

A novidade traz as canções do EP de estreia em versões acústicas, além da inédita “leva e vem”. Mesmo deixando a guitarra e as distorções de lado, os novos arranjos mostram um lado ainda mais experimental do quarteto, que se diverte ao explorar diversos instrumentos percussivos — você entenderá quando ouvir a nova versão de “trinta e quatro horizontes“.

Outra expressiva mudança é a estreia da vocalista Amélia do Carmo, que entrou para a Varanda no final de 2022. Quem já assistiu à atual formação ao vivo não esconde o fascínio pela química e energia do quarteto diante do público, e o novo EP vem para aumentar ainda mais as expectativas de levar a experiência para casa em um lançamento “plugado”.

Augusto Vargas (baixo e voz), Bernardo Merhy (bateria) e Mario Lorenzi (guitarra) completam a formação da banda que mistura rock alternativo e MPB com boas pitadas de psicodelia. O grupo nasceu em 2019, na cidade de Juiz de Fora, mas, por conta da pandemia, a estreia nos palcos só veio em Dezembro de 2021.

De lá pra cá, a Varanda já passou pelas principais casas de sua cidade natal e também se aventurou por terras fluminenses. A banda, que já dividiu noites com nomes como Maglore e Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo, planeja mais novidades para 2023 e adianta que já está trabalhando em um novo single e um videoclipe, dentre outras coisas.

Estamos ansiosos!

Jagunço & Dudu AM

Jagunço & Dudu AM
Foto: Divulgação

Foi em trilhas sonoras de jogos eletrônicos que Jagunço e Dudu AM buscaram inspiração para Passos de Torres, um EP instrumental cheio de melodias e riffs lisérgicos feito totalmente em casa.

Na praia de Passos de Torres, em Santa Catarina, os músicos se reuniram, com participações de muitos amigos, para gravar três faixas que passam por diversos estágios e atmosferas, compostos e executados durante improvisações e jams.

Jagunço tem influência da MPB e do Dream Pop. Recentemente, participou da coletânea Futuro do Passado – as Canções de Lulu Santos. Lançou o EP Devaneios, pela Tal & Tal Records, e o EP Contando as Horas e os singles “Saber Demais” e “Farol” pela Honey Bomb Records.

Já Dudu AM abre os caminhos para seu projeto solo, e se prepara para lançar o álbum Teatro de Máscaras, que trará 5 músicas instrumentais. O disco será lançado em Abril, junto com um filme. Fique de olho!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!