Varanda
Foto por Luísa Lorenzi

É com o EP Ode ao Infinito que a banda de rock alternativo juizforana Varanda dá os primeiros passos de sua jornada musical. O registro, que já se encontra nas principais plataformas digitais, traz elementos da música brasileira com forte presença de raízes mineiras.

O sentimento de uma nova caminhada está presente até mesmo na estrutura conceitual do trabalho: tanto a primeira quanto a última música levam o nome da obra. Segundo a vocalista Paula Mendes, a ideia de ter duas faixas com o título do EP surgiu exatamente para estimular a sensação de que cada audição representa um novo ciclo e uma nova jornada de experiência musical. Infinitamente.

O EP é uma viagem que mistura a modernidade com sentimentos do cotidiano pelos quais todos passamos, como paixão, tristeza, saudade, medo, insegurança e alegria.

Gravado no estúdio LaDoBê, o EP tem produção assinada pela Varanda em parceria com Nathan Itaborahy. A mixagem ficou por conta de Benke Ferraz, vocalista e guitarrista da Boogarins, que também participa com um solo de guitarra no single “Mar Aberto“. Para completar, a masterização é da engenheira de áudio venezuelana Alejandra Luciani. O baterista Bernardo Merhy conta que todo esse processo de parcerias grandiosas foi essencial para o resultado final.

Os períodos de pré-produção e gravação foram muito intensos, mas serviu para nos aproximarmos como banda, e isso influenciou positivamente no EP. O processo da mixagem também foi muito bacana, porque tivemos a oportunidade de trabalhar com o Benke, e isso trouxe uma outra camada pro trabalho e pro processo.

Além de Paula Mendes (vocal) e Bernardo Merhy (bateria), a Varanda é composta também por Augusto Vargas (baixo) e Mario Lorenzi (guitarra). Recentemente, o grupo mineiro lançou um documentário com imagens inéditas de bastidores que foram captadas durante as gravações de Ode ao Infinito. A produção está disponível no canal da banda no YouTube.

Pe Lu

TMDQA! Entrevista: Pe Lu lança EP “Carnaval de Sofá” e prepara seu disco de estreia solo
Divulgação

Depois de lançar um EP de releituras de clássicos carnavalescos em Fevereiro, o músico, compositor e produtor Pe Lu retoma os lançamentos de músicas inéditas e autorais, dando sequência à sua carreira solo com o single “Baile“.

A inédita do ex-Restart traz a participação especial de Sandro e dá início a uma série de lançamentos que resultarão no primeiro álbum solo do artista. A música foi composta e produzida por Pe Lu em parceria com Renato Frei e Fred Vieira.

Diferente de tudo que o músico já apresentou até aqui, mas com a atmosfera e o DNA que encantou o país, “Baile” traz uma letra romântica, totalmente identificável, embalada por uma melodia contagiante. Para o artista, a canção é uma apresentação do que está por vir:

Eu quero lançar o álbum ainda este ano, mas até lá teremos diversas canções inéditas que vão compor o projeto. ‘Baile’ traz um pouco da intenção do disco, uma mistura de música brasileira com beat eletrônico, quero fazer uma misturada boa.

Sandro conta que ficou “muito feliz com o convite” e que a música “bateu” logo na primeira audição. Segundo o músico, trabalhar com Pe Lu é prático: “envia mp3 pra cá, manda mp3 pra lá, e a mágica acontecendo”.

Além de “Baile”, que você confere logo abaixo, outras quatro canções devem ser lançadas antes do álbum. O disco deve chegar a todos os aplicativos de música em Novembro.

LEIA TAMBÉM: TMDQA! Entrevista: Pe Lu lança EP “Carnaval de Sofá” e prepara seu disco de estreia solo

Outros Bárbaros

Outros Bárbaros
Foto por Marco Mibach

O supergrupo Outros Bárbaros reúne músicos experientes do cenário independente e lançou recentemente o álbum Interlúdio na Beira do Caos. O disco surge a partir de uma série de registros pandêmicos que reafirmam o quanto a arte, dia a dia, é capaz de salvar.

O grupo conta que o registro é um projeto sobre “compor e tocar como uma forma de sobreviver e deixar a cabeça minimamente no lugar” em meio a toda loucura que foram os dois últimos anos, marcados pela pandemia da COVID-19:

Fazemos apontamentos sobre a conduta desastrosa do governo, mas também sobre as nossas ações individuais. Há reflexões internas e ‘recados’ para amigos que estavam em momentos ruins. No fundo, estamos mal, mas há de se ter esperança. Essa é a mensagem.

Entre as principais inspirações, ícones como Clube da Esquina e Beatles. Na sonoridade, além do tom brasileiríssimo e rock n’ roll, pitadas de samba rock, soul music e folk dos anos 2000. Produzido por Alexei LeãoInterlúdio na Beira do Caos conta com 10 faixas autorais e é um disco estilisticamente diverso.

A gente se encontra no que se pode chamar de rock/indie moderno, com o pé fortemente fincado na música brasileira. Como gostamos de brincar, os Outros Bárbaros são uma banda de rock com 7ª maior. E isso ganha evidência em basicamente todas as nossas composições… Não importa com que estilo elas flertam, sempre é possível enxergar os 2 principais pilares do som que fazemos.

Outros Bárbaros são Maurício Peixoto (voz, guitarra, violão e backing vocal), Marco Mibach (bateria), Eduardo Lehr (contrabaixo) e Diego Stecanela (pianos, sintetizadores e Hammond). Para o disco, o grupo contou com a participação de um time incrível de metais, cordas e percussão, além das vozes do músico Léo Vieira na faixa “Roupas“.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!