Bandas mais influentes dos Anos 90

Não há dúvidas de que os Anos 90 moldaram uma geração inteira. Com cada vez mais acesso a diferentes tipos de cultura, diversos movimentos foram surgindo e conquistando o mundo todo, desde o Rap até o Metal — e até misturando ambos.

Com esse boom de bandas, algumas têm suas influências perdurando até hoje graças às enormes contribuições que tiveram, oferecendo perspectivas sonoras inovadoras e que muitas vezes ampliaram nichos de público. Ao mesmo tempo, algumas outras, por maiores que tenham se tornado, não necessariamente abriram tantas portas assim.

Tentar separar essas duas coisas é difícil, mas resolvemos tentar fazer isso por aqui e o resultado você confere a seguir!

Ah, e se você estiver se perguntando cadê as bandas brasileiras… aguarde! A versão nacional dessa seleção vem em breve.

Alice in Chains

Alice in Chains com Layne Staley

Uma das primeiras grandes bandas a surgir na cena Grunge, o Alice in Chains é quase que uma tradução literal dos anos 90. Ouvir os primeiros acordes de “Man in the Box” é ser transportado para uma época onde bastava ligar a televisão na MTV para ser presenteado com uma seleção musical impecável, e outros clássicos como “We Die Young” e “Bleed the Freak” eternizaram o álbum de estreia Facelift, de 1990.

A influência do Alice veio principalmente com Dirt (1992), onde Layne Staley e companhia quebraram ainda mais barreiras e se estabeleceram como uma das maiores bandas do planeta. Hoje em dia, todo um segmento do Metal que resgata a sonoridade Grunge e a junta com o Rock Alternativo, incluindo nomes como GodsmackStaind, têm suas raízes no som do Alice in Chains.

Foo Fighters

Foo Fighters 1995

Estamos seguindo por ordem alfabética, então calma — a outra banda vem em breve! O Foo Fighters tem uma importância inegável para os anos 90, sendo um caso de exceção em todos os sentidos possíveis, desde as suas origens com o fim da outra banda.

A sonoridade dos Foos é algo realmente único, tanto que é difícil apontar uma banda moderna que tenha seguido por uma direção parecida. A grande influência de Dave Grohl e companhia fica muito por ser uma porta de entrada para o mundo do Rock, e tudo isso começou nos anos 90.

Desde seu álbum de estreia, o Foo Fighters ressignifica influências do Rock clássico como nenhuma outra banda jamais fez, trazendo ainda mais atemporalidade para o som de nomes como Queen Rush e tornando-os palpáveis para qualquer jovem desde os anos 90 até os anos mais recentes, com ótimos trabalhos como Wasting Light (2011).

Garbage

Foo Fighters 1995
Foto por Joseph Cultice

Falar no Garbage é falar, claro, em Shirley Manson. Uma das figuras mais imponentes dos anos 90, a voz de hits como “Only Happy When It Rains” transcende a música em sua influência — mas também faz muito bonito dentro dela.

Desde sempre, a banda absorveu influências de movimentos como Post-Punk e New Wave de um jeito extremamente único. Com isso, criou uma sonoridade particular que serve de base para inúmeras bandas do Rock Alternativo/Indie dos dias atuais, como Dum Dum Girls The Joy Formidable.

Como dito acima, no entanto, a presença de Shirley enquanto ícone da indústria musical também se traduz em uma influência para grandes nomes até mesmo do Pop, tendo já se refletido em artistas como Lady Gaga Lana Del Rey por meio de suas atitudes dentro e fora do palco.

Green Day

Green Day
Foto via Spotify

Goste ou não do Green Day, é bem provável que a banda esteja no Top 3 das mais influentes dessa lista. Originando praticamente todo um movimento Pop Punk, os primeiros trabalhos do grupo lá nos anos 90 abriram um número incomum de portas para fãs de música que não estavam inseridos no meio Punk, mas tinham em si essa atitude.

Com suas letras irreverentes e diretas em meio a uma sonoridade que resgatava elementos clássicos do Punk mas acrescentava um toque radiofônico, o grupo oferecia uma honestidade que tinha sido visto pela última vez só lá com os Ramones.

Especialmente com Dookie (1994), o trio Billie Joe ArmstrongMike Dirnt Tré Cool se estabeleceu como referência para uma quantidade realmente surreal de nomes. Sum 41Fall Out BoyThe All-American RejectsNew Found Glory e Good Charlotte são apenas alguns poucos exemplos dos que devem suas carreiras aos californianos.

KoRn

KoRn
Foto: Dean Karr / Divulgação

…Are you ready?! Com essas três palavras que abrem o disco autointitulado do KoRn de 1994, Jonathan Davis dava início a um novo movimento no Metal. Falamos, é claro, do Nu Metal.

Ok, ok, talvez não seja tão simples assim. “Blind”, a música citada acima, é o resultado de diversos anos com bandas que foram pouco a pouco abrindo caminho para essa sonoridade nova. O Rap Metal já existia, e bandas como o Pantera começavam a trazer riffs semelhantes aos do Nu Metal, mas foi o KoRn quem consolidou tudo junto com outras bandas do mesmo meio, como o Deftones.

O resultado, bem como no caso do Green Day, foi a criação de toda uma nova cena que trazia elementos do Rap e de gêneros cheios de groove, como o Funk, somando tudo ao peso do Metal.

Daí, bandas como SlipknotLinkin ParkLimp Bizkit e tantas outras foram surgindo e evoluindo até chegar ao formato mais radiofônico que tomou os anos 2000!

Nine Inch Nails

Nine Inch Nails Woodstock 1994
Reprodução/YouTube

Transitar entre o radiofônico e o experimental talvez seja o grande talento de Trent Reznor, e essa mistura tão sedutora foi um dos principais fatores para o Nine Inch Nails se consolidar como uma das bandas mais influentes dos anos 90 — ainda que tenha lançado seu primeiro disco, Pretty Hate Machine, em 1989.

Ainda que tenha surgido talvez alguns anos antes com o Ministry, o Metal Industrial finalmente chegou ao grande público com o NIN, em especial depois do improvável sucesso do disco The Downward Spiral (1994). Faixas como “March of the Pigs” e “Closer” definem bem a sonoridade do grupo, que mistura elementos de Rock e Metal com um toque eletrônico e uma filosofia inovadora, apostando em melodias que beiram o esquisito.

Além de ter servido como inspiração para outros grandes nomes do gênero, como o Rammstein, o Nine Inch Nails tem uma influência tão grande que chegou a ser sampleado há poucos anos por Lil Nas X para o mega hit “Old Town Road”, isso sem nem falar na carreira solo de Reznor enquanto compositor!

Nirvana

Nirvana

Chegou a vez deles! É claro que o Nirvana não poderia faltar nessa lista, e a influência do grupo liderado por Kurt Cobain é absolutamente imensurável.

Em questão de atitude, o Nirvana é referência até hoje. Ainda que problemático e martirizado, Kurt Cobain se tornou o ícone de uma geração, idolatrado por sua genialidade e respeitado por seu coração que abrigou tanto sofrimento. Musicalmente, no entanto, a banda vai ainda mais além, com sua influência se estendendo desde a própria cena Grunge que ajudou a popularizar até o Emocore.

Pois é! Não é à toa que o Foo Fighters tenha surgido com membros ligados ao estilo, já que bandas como Sunny Day Real Estate e, mais recentemente, Title Fight têm raízes bem próximas ao Nirvana. Da mesma forma, no entanto, o aspecto undeground e Punk que o Nirvana nunca deixou de incluir em seu som transparece em bandas diversas como Sleater-KinneyPlacebo e até Radiohead.

Com sua crueza e sinceridade, Kurt Cobain tocou corações de uma forma que não vai ser vista novamente — muito menos esquecida.

No Doubt

nodoubt

Muito antes de Gwen Stefani se transformar em um ícone Pop, o No Doubt mostrava que ainda havia espaço para o pioneirismo no meio dos anos 90. Mesmo se aproveitando da influência de bandas que estão até nessa lista, como o Green Day, o grupo criava algo totalmente único.

O disco Tragic Kingdom (1995) é um marco por não se tratar apenas de Pop Punk, mas sim de algo que também incluiu elementos de Ska e até Hardcore e mesmo assim conseguiu ser veiculado em altíssimo alcance, com canções como “Don’t Speak” e “Just a Girl” se transformando em verdadeiros hinos.

Essa diversidade é tão grande que a influência do No Doubt pode ser percebida tanto em artistas Pop, como P!nk e Amy Winehouse, quanto nos que se aproximam mais do Rock e Punk, como o Paramore e, talvez mais evidentemente do que qualquer outro, o Reel Big Fish.

Oasis

Oasis na era Definitely Maybe

Hora de pousar no Reino Unido, onde temos outra banda que certamente está no Top 3 das mais influentes dos anos 90. O Oasis, mais do que criar um movimento único com o Britpop, revitalizou a cena britânica e foi praticamente o único grande rival do país europeu contra o domínio norte-americano da década.

É claro que outros nomes como o Blur também tiveram uma grande influência para as bandas modernas do país, mas não dá nem para comparar o impacto de canções como “Wonderwall” e “Don’t Look Back in Anger”.

O resultado foi uma cena muito mais prolífica nos anos seguintes, que inclusive chegou a dominar o mercado norte-americano por um tempo. Nomes como Arctic MonkeysThe Kooks e até Coldplay têm total influência dos irmãos Gallagher e companhia, sem falar nos próprios artistas dos EUA, como o The Killers.

The Offspring

The Offspring
Foto por Daveed Benito

Enquanto o Green Day estava de um lado, o Offspring vinha paralelamente abrindo portas para uma outra vertente do Punk. Apesar de ter surgido antes dos anos 90, o grupo de Dexter Holland foi aos poucos moldando cada vez com mais detalhes a sua sonoridade até chegar nos aclamados discos Smash (1994) e Ixnay on the Hombre (1997).

Já naquela ocasião, o Offspring se mostrava um pioneiro do Skate Punk, movimento que passou a ser eternizado na mente de muita gente por conta da série de jogos Tony Hawk’s Pro Skater e que nos presenteou com bandas diversas que surgiram junto ou influenciadas pelo Offspring, como PennywiseNOFX, e até o Charlie Brown Jr. aqui no Brasil.

O quarteto se colocou acima dos demais, no entanto, quando entregou a dupla Americana (1998) e Conspiracy of One (2000), onde acertou em cheio a fórmula para levar o Punk ao mainstream novamente.

Pearl Jam

Pearl Jam
Foto por Danny Clinch

Da mesma forma que o Alice in Chains, o Pearl Jam é um marco do Grunge que eternizou sua influência para muito além do movimento que ajudou a moldar.

É claro que bandas contemporâneas chegaram a puxar muitas influências de discos como o aclamadíssimo Ten (1991) e os ótimos Vs. (1993) e Vitalogy (1994), como é o caso do Silverchair e do Puddle of Mudd.

Ainda assim, a influência do PJ se estendeu por se tratar de uma banda que sempre seguiu direções mais diferentes, incorporando elementos do Blues mais clássico, do Rock Progressivo e até do Folk em sua sonoridade. Por isso, bandas como o The White Stripes também acabaram usando o grupo como referência alguns anos depois.

Public Enemy

Como falamos acima, os anos 90 foram muito marcados também pelo Rap. E, nesse sentido, a “era de ouro” do gênero pode muito bem ter culminado com o Public Enemy, que forçou abertas as barreiras que vinham contnedo o Hip Hop dentro de um nicho específico.

Fear of a Black Planet (1990) foi um trabalho fundamental para iniciar a década, servindo como influência até mesmo para várias das bandas de Rock e Metal citadas por aqui graças à sua mensagem direta e à sua sonoridade intrinsecamente pesada que serviu de base para grupos como o Rage Against the Machine.

Dali pra frente, grupos de Rap como o Wu-Tang Clan passaram a se destacar, e bandas como o Body Count e o próprio RATM começavam a surgir para fechar as fronteiras entre gêneros. Isso, claro, sem contar com a ascensão de figuras do Rap como Ice CubeTupac Shakur, resultado não apenas do Public Enemy mas do trabalho de grupos como o N.W.A. em anos anteriores.

Radiohead

Radiohead
Foto: Divulgação

Quando surgiu e ficou famoso com o hit “Creep”, o Radiohead parecia ser só mais uma banda de uma cena Alternativa que pegava inspiração no Grunge e criava algo próprio, mas longe de ser único. A coisa começou a mudar alguns anos depois com o lançamento de The Bends (1995), e realmente estourou em OK Computer (1997).

Incorporando cada vez mais elementos que se distanciavam do que era a moda na época, o grupo pisou no freio depois de ter um grande sucesso, seguindo na direção contrária do que a maioria faria. Canções como “Fake Plastic Trees” até ajudaram a manter um apelo radiofônico, enquanto “Street Spirit (Fade Out)” começava a mostrar o lado verdadeiro de Thom Yorke e seus geniais companheiros de banda.

Lá em OK Computer, o flerte virou realidade: tudo que fazia o Radiohead ser o Radiohead foi deixado pra trás, e o maior exemplo disso é toda a esquisitice que embeleza cada detalhe de “Paranoid Android”, um verdadeiro marco da música moderna, e a melancolia marcava presença no disco mais vezes do que a mídia tradicional estava disposta a aceitar.

Esse experimentalismo, claro, trouxe uma influência gigantesca em nomes que viriam a ser enormes, como o Muse e o Arcade Fire, além de outros como alt-J e até de cenas mais underground, como Porcupine Tree Anathema.

Rage Against the Machine

Rage Against The Machine (Tom Morello, Zack de la Rocha)(Tom Morello)
Reprodução/Facebook

Como falamos acima, o KoRn pode ter sido o grande pioneiro do Nu Metal, mas o Rap Metal já estava em cena e o Rage Against the Machine era seu grande representante. O disco de estreia da banda, lançado em 1992, foi fundamental para abrir os caminhos dessa junção de dois mundos antes considerados tão distintos.

Não à toa, a banda tem até hoje uma relação muito boa com diversos nomes do mundo do Rap, incluindo o Run the Jewels, provando que sua influência transcendeu o mundo do Rock — assim como havia acontecido há anos com os Beastie Boys, os roqueiros e rappers estavam fazendo um verdadeiro intercâmbio naqueles anos.

O resultado, além da abertura de portas para nomes como KoRn e Deftones, é o surgimento de nomes como System of a Down e, mais recentemente, FEVER 333, que também foram influenciados pelas escolhas do RATM de levar problemas e questões sociais para suas letras.

Red Hot Chili Peppers

Red Hot Chili Peppers com John Frusciante

Banda mais antiga desta lista, o Red Hot Chili Peppers não é exatamente uma banda dos anos 90. No sentido literal, é dos anos 80, mas na prática é difícil encontrar uma década que “encaixe” o quarteto em uma caixinha — e, claro, que bom pra gente que esse é o caso.

O fato é que a década de 90 foi muitos especial para os Peppers, começando com a repercussão do disco Mother’s Milk (1989) e com a chegada de Blood Sugar Sex Magik (1991), que foi referência para virtualmente todas as bandas citadas por aqui de uma forma ou de outra com sucessos como “Under the Bridge”, “Suck My Kiss” e “Give It Away”.

Como se não bastasse isso, a década acabou com os caras lançando Californication em 1999, consolidando ainda mais a posição midiática do grupo e abrindo tantas, tantas portas ao redor do planeta para novas bandas que tentam unir o Rock, o Funk e belas melodias com tanta maestria quanto esses verdadeiros ícones.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!