Freddie Mercury, do Queen
Reprodução/YouTube

Por Rafael Teixeira e Felipe Ernani

Como toda lista, a seleção dos 200 maiores cantores de todos os tempos pela revista americana Rolling Stone está gerando muita polêmica, especialmente entre os fãs do bom e velho Rock and Roll.

Quando divulgou a primeira versão do ranking com 100 nomes, em 2008, o veículo deu prioridade para vocalistas homens de Rock clássico. Agora, a lista é mais abrangente e considera a música popular de vários estilos e países.

Enquanto os músicos de Soul e R&B Sam Cooke, Whitney Houston e Aretha Frankin formam o pódio, lendas do Rock como Ronnie James Dio, Roger Daltrey (The Who), Axl Rose (Guns N’ Roses) e Rob Halford (Judas Priest) não estão sequer entre os 100 primeiros.

Freddie Mercury fora do Top 10 deixa fãs indignados

O primeiro cantor profundamente ligado ao estilo a aparecer na lista é Little Richard, em 11º lugar. Mas o que verdadeiramente irritou fãs do gênero foi o fato de John Lennon (The Beatles) estar em 12º e Freddie Mercury (Queen) apenas como 14º, já que o saudoso líder do Queen é considerado um dos maiores de todos os tempos para muitos.

Há diversas postagens nas redes sociais apontando para essa “falha” na seleção da revista, inclusive destacando que John Lennon não era nem mesmo o melhor vocalista dos Beatles para estar à frente de uma voz lendária como a de Mercury. Um usuário, por exemplo, foi além, criticando diretamente a revista:

A Rolling Stone acabou faz tempo mas é hora de pararmos de fingir que jornalistas musicais de verdade são empregados aqui.

Prince e Elvis Presley completam o Top 20 para vocalistas de Rock. Depois disso, o ranking da Rolling Stone tem nomes como Paul McCartney em 26º, David Bowie em 32º, Kurt Cobain (Nirvana) em 36º, Mick Jagger (Rolling Stones) em 52º, Robert Plant (Led Zeppelin) em 63º e Chris Cornell (Soundgarden, Audioslave) em 80º.

Veja as publicações comentando a lista ao final da matéria!

Lista deu espaço para brasileiros

Vale destacar que a revista deu espaço pra três grandes artistas brasileiros, mas também nenhum ligado ao Rock: João Gilberto, Gal Costa e Caetano Veloso.

Você pode ver a lista completa com os 200 maiores cantores de todos os tempos, segundo a Rolling Stone, clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: Brian May (Queen) compara o jovem YUNGBLUD ao lendário Freddie Mercury

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!