Rolling Stone atualiza lista dos 200 melhores cantores da história
Imagens: Divulgação

Com menos acontecimentos no noticiário, o fim de ano costuma ser dominado pelas polêmicas listas. No dia 1º de janeiro de 2023, a revista americana Rolling Stone também enxergou uma possibilidade para atualizar seu ranking com os 200 melhores cantores de todos os tempos.

Com o subtítulo “de Frank Sinatra a SZA, do R&B ao Rock Alternativo”, o artigo mistura vozes suaves com gritos potentes, como Kate Bush e Amy Winehouse, Prince e Ozzy Osbourne, Adele e Lady Gaga.

A primeira versão da lista foi divulgada em 2008, mas tinha apenas 100 nomes e majoritariamente cantores homens de Rock clássico. O novo ranking é mais abrangente, e considera a música popular de todos os estilos e países.

É claro que teve espaço pra três grandes artistas brasileiros, todos baianos. João Gilberto aparece na 81ª posição, Gal Costa está na 90ª e Caetano Veloso é o 108º.

Vale destacar a descrição que a Rolling Stone fez ao autor de “Sampa” e “Leãozinho”, o chamando de “Bob Dylan brasileiro”:

O principal cantor-compositor do Brasil, equivalente a Bob Dylan, um roqueiro revolucionário com uma forte inclinação literária, Caetano Veloso é um mestre da performance, seja recostado murmurando ou quebrando o tempo e brincando com improvisações. E ele faz tudo isso em inglês e português.

Difícil discordar, né?

Confira o Top 20 de melhores cantores de todos os tempos

As três primeiras posições ficaram com uma cantora que despontou nos anos 80 — Whitney Houston, em segundo lugar — e dois da década de 60: Sam Cooke na terceira posição e Aretha Franklin na grande liderança.

A revista lembrou uma frase da diva americana do Soul e R&B que descreve a conexão mágica entre um artista e o público:

Eu canto com a minha mão estendida, na esperança de que alguém segure.

Confira abaixo o Top 20 dos 200 melhores cantores de todos os tempos, segundo a Rolling Stone. Você pode ver a lista completa, em inglês, clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: Flea monta lista com os melhores vocalistas de todos os tempos

20. Marvin Gaye
19. Frank Sinatra
18. Celia Cruz
17. Elvis Presley
16. Prince
15. Bob Dylan
14. Freddie Mercury
13. Patsy Cline
12. John Lennon
11. Little Richard
10. Al Green
9. Otis Redding
8. Beyoncé
7. Stevie Wonder
6. Ray Charles
5. Mariah Carey
4. Billie Holiday
3. Sam Cooke
2. Whitney Houston
1. Aretha Franklin

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!