2023 margot robbie no trailer de barbie
Foto: Reprodução

A lista de grandes filmes que serão lançados em 2023 é enorme! Diretores renomados estarão de volta, como Christopher Nolan, Denis Villeneuve e Martin Scorsese, franquias antigas ganham novos títulos, franquias novas tentam se consolidar, super-heróis buscam voltar à boa fase de anos atrás…

Além disso, prepare-se porque as primeiras estreias do ano já podem pintar no Oscar!

Seja fã de filmes cults ou dos blockbusters, você certamente será contemplado por vários lançamentos. Confira os destaques do TMDQA! e aqueles filmes que mais esperamos assistir em 2023.

*As datas podem ser alteradas pelos estúdios, mas a lista já serve como um guia para escolher o que assistir ao logo do ano.

The Fabelmans (12 de janeiro)

Candidatíssimo a figurar nas maiores premiações da temporada, The Fabelmans é uma viagem de Steven Spielberg à própria infância por meio de uma história autobiográfica muito emocionante.

O filme conta como a paixão pelo cinema cresceu no jovem Sammy Fabelman depois que seus pais o levaram para assistir a The Greatest Show on Earth. O elenco é formado por Michelle Williams, Paul Dano, Gabriel LaBelle, Julia Butters, Seth Rogen e outros.

M3GAN (19 de janeiro)

Com roteiro de James Wan, M3GAN é um dos filmes de terror mais esperados do ano – e ainda bem que estará nos cinemas já em janeiro!

Na trama, Gemma (Allison Williams) dá uma boneca de presente chamada M3GAN para sua sobrinha Cady (Violet McGraw). Ela é um brinquedo muito realista e possui um mecanismo de inteligência artificial para personalizar a experiência dos seus usuários. Claro que algo dá errado e a boneca começa a aterrorizar a família.

Tár (26 de janeiro)

Cate Blanchett entrega uma das atuações mais impressionantes da sua carreira em Tár, filme dirigido por Todd Field que fez sucesso no circuito de festivais em 2022.

O roteiro tem como foco a compositora Lydia Tár (Blanchett), primeira diretora musical feminina da Filarmônica de Berlim e que se torna uma verdadeira celebridade. No entanto, apesar do sucesso profissional, suas relações pessoais são complicadas, marcadas por segredos profundos e uma associação nada admirável com o poder.

Os Banshees de Inisherin (2 de fevereiro)

Mais um filme com cheiro de Oscar! Dirigido por Martin McDonagh (Três Anúncios Para Um Crime), Os Banshees de Inisherin é um daqueles filmões Oscar-bait, mas realmente entrega o que promete.

Estrelada por Collin Farrell e Brendan Gleeson, a produção acompanha Pádraic e Colm, amigos de longa data que acabam tendo a amizade abalada após eventos inesperados entre eles. O filme se passa na ilha fictícia de Inisherin, em 1923, durante a Guerra Civil irlandesa.

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (16 de fevereiro)

A Marvel não vive a sua melhor fase no cinema e esta é uma das principais chances de virar o jogo. Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania leva Scott Lang e sua família para o Reino Quântico e lá eles enfrentam o novo grande vilão do MCU: Kang, o Conquistador.

Apesar de ainda haver muito apelo midiático e contar com personagens carismáticos, a impressão é que o universo compartilhado do estúdio está ficando mais complexo, com a necessidade de assistir a cada vez mais filmes e séries para conseguir entender alguma coisa. Mas a expectativa é que a Marvel volte a acertar e, no fim das contas, todo mundo sai ganhando se isso acontecer.

Creed III (3 de março)

O homem mais bonito de Hollywood está de volta para Creed III! Michael B. Jordan e a franquia derivada de Rocky retornam com o terceiro filme da série, título que também marca a estreia dele como diretor. Jordan disse ter aprendido muito com Ryan Coogler e Steven Caple Jr., responsáveis pelos dois primeiros capítulos da história de Adonis Creed.

Esse vai ser o primeiro dos spin-offs sem a participação de Sylvester Stallone. Sly não ficou muito contente com as diferenças criativas entre ele e os envolvidos, mas a franquia aparentemente vai seguir mesmo assim. A maior adição ao elenco é Jonathan Majors, que está super em alta. O filme promete bastante!

O Urso do Pó Branco (9 de fevereiro)

Isso aqui é uma maluquice. O Urso do Pó Branco é baseado em uma história real, na qual um urso foi encontrado morto nos anos 1980 ao lado de um pacote de cocaína. Aqui, o animal vira uma máquina mortífera depois de consumir a droga e o resultado é um dos roteiros mais loucos dos últimos anos.

Para quem gosta de filme trash e não está ligando muito para a qualidade técnica, é um prato cheio. E se engana quem pensa que Cocaine Bear é um projeto tirado das profundezas da indústria. Há grandes nomes envolvidos, como Elizabeth Banks (As Panteras, Jogos Vorazes) na direção e Phil Lord e Christopher Miller (Lego: O Filme, Anjos da Lei 2) como roteiristas.

Shazam! Fúria dos Deuses (17 de março)

A DC está virando do avesso devido à mudança de controle na direção, cancelamentos e substituições de elenco… Enquanto isso, Zachary Levy retorna para Shazam! Fúria dos Deuses e o que resta aos fãs é torcer para o melhor.

Juntam-se ao elenco do primeiro filme nomes importantes como Rachel Ziegler, Lucy Liu e Helen Mirren.

John Wick 4: Baba Yaga (23 de março)

Tiro, porrada, perseguição e Keanu Reeves. A fórmula é simplesmente infalível e o próprio Keanu deu a dica: quando perguntado sobre um possível quinto filme de John Wick, afirmou que vai depender da resposta do público. O segundo foi feito porque a audiência aprovou o primeiro; o terceiro por causa da aprovação do segundo; o quarto também e assim vai.

Em John Wick 4: Baba Yaga, o ícone dos filmes de ação vai expandir os horizontes da série, com cenas na França, Alemanha, Japão e Estados Unidos. É cena de luta no Arco do Triunfo que você quer?!?! Teremos!

Super Mario Bros. – O Filme (30 de março)

“Oi, Deus. Sou eu de novo…” Será que teremos um bom filme de Mario Bros. para chamar de nosso? Será que Chris Pratt vai fazer uma boa dublagem do protagonista? Foram inúmeras críticas quando do lançamento do trailer, parte pelo desejo de ver o dublador original do jogo no papel, parte por estar meio bizarro mesmo.

Mas a Nintendo é tão criteriosa no licenciamento dos seus produtos que podemos esperar algo especial dessa adaptação para o cinema. O elenco é impressionante: além de Pratt como o encanador, Anya Taylor-Joy é a Princesa Peach; Charlie Day, Luigi; Keegan-Michael Key, Toad; Seth Rogen, Donkey Kong; e Jack Black dá voz ao vilão Bowser.

A Morte do Demônio – A Ascensão (21 de abril)

Este é o quinto filme no universo criado por Sam Raimi. A história é sobre duas irmãs que encontram um livro antigo no sótão e acabam liberando toda sorte de demônios, nada de muito inovador. Mas é de Evil Dead que estamos falando… sempre sai coisa boa desse universo!

A direção não é de Raimi, mas seu substituto Lee Cronin disse que Evil Dead Rise (ou A Morte do Demônio – A Ascensão) vai “fazer os seus olhos sangrarem”. E ele ainda liberou uma foto de divulgação bi-zar-ra, de uma mulher maltrapilha e toda suja de sangue olhando para a câmera (também é a thumb do trailer abaixo). Que maravilha!

Guardiões da Galáxia Vol. 3 (5 de maio)

Esse filme está com uma cara de despedida… O material de divulgação de Guardiões da Galáxia Vol. 3 deu muito destaque para o Rocket Racoon, com uma jornada que provavelmente vai mergulhar nas origens desse personagem. No entanto, a produção pode estar despistando sobre qual integrante deve morrer nesse filme.

Além disso, os próprios atores já se manifestaram dizendo que é bom preparar os lenços, pois lágrimas serão derramadas. E aí? Será que algum dos protagonistas vai de arrasta pra cima?

Velozes e Furiosos 10 (19 de maio)

Quando achamos que a franquia Velozes e Furiosos não teria como ficar mais megalomaníaca, eles trazem Brie Larson, Rita Moreno e Jason Momoa para o elenco. Como pode uma saga atrair tantos nomes gigantes, não é mesmo??

Os impressionantes 340 milhões de dólares de orçamento também fazem com que a expectativa seja alta, mesmo depois de tantos anos dessa fórmula deliciosamente questionável.

A Pequena Sereia (26 de maio)

O live action do clássico A Pequena Sereia causa polêmica desde a divulgação de Halle Bailey como a protagonista Ariel. Depois veio o burburinho por causa do trailer e, enfim, o filme será lançado nos cinemas.

As acusações de “lacração” acabaram chamando mais atenção ainda para o longa, transformando a adaptação em uma das estreias mais aguardadas de todo o ano. Além de Bailey, o elenco conta com Melissa McCarthy como Úrsula, Awkwafina e Javier Bardem, entre outros.

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (Parte 1) (1º de junho)

Finalmente! Depois de tanta espera, enfim poderemos acompanhar novas aventuras de Miles Morales em Homem-Aranha: Através do Aranhaverso! Pelos materiais já divulgados, ele vai reencontrar Gwen Stacy, além de conhecer um monte de Aranhas do Aranhaverso. 

Entre os que já têm presença confirmada estão Homem-Aranha 2099, Mulher-Aranha (Jessica Drew), Fiandeira e Aranhinha, Mulher-Aranha (May “Mayday” Parker), Homem-Aranha Superior, Aranha Escarlate II, Lady Aranha (May Reilly), Anti-Venom, os Homem-Aranha e as Armaduras-Aranha dos jogos de videogame, e o Homem-Aranha mangá. UFA!

E vem mais por aí: a sequência já está confirmada para 2024!

Elementos (16 de junho)

Animações novas da Pixar são sempre alvos de muita expectativa. Com a missão de atrair mais fãs e criar novos vínculos com o público, o estúdio aposta agora em Elementos, filme com personagens fofos que representam os quatro elementos da natureza. Eles habitam Elemental City, onde fogo, água, terra e ar vivem em harmonia. 

A história apresenta Ember, uma jovem “faiscante” e cheia de energia, e Wade, um rapaz divertido e tranquilo.

The Flash (16 de junho)

Essa data já mudou tantas vezes… e tem tanta coisa acontecendo nos bastidores de The Flash que não seria nada surpreendente se a estreia mudasse de novo. Ezra Miller se mete em uma confusão atrás da outra, James Gunn está virando a diretoria da DC de cabeça para baixo…

O que se sabe é que estão confirmados, além de Miller, Michael Keaton como Batman, Kiersey Clemons como Iris West, Sasha Calle como Kara Zor-El/Supergirl, Maribel Verdú como Nora West, Ron Livingston como Henry West e Ben Affleck como o Batman de outro lugar no multiverso. As expectativas, no entanto, ficam cada vez mais baixas, considerando o histórico de filmes da Warner/DC com tantas turbulências.

Indiana Jones e o Chamado do Destino (30 de junho)

A grande conclusão da passagem de Harrison Ford pelo cinema será em Indiana Jones e o Chamado do Destino. Além disso, esta é a passagem do comando da franquia de Steven Spielberg (diretor do original e produtor deste aqui) para James Mangold (Logan). O filme também é o primeiro título da Lucasfilm dentro da Disney que não está no universo Star Wars.

O elenco do tão aguardado filme de Indy conta com Phoebe Waller-Bridge como a afilhada problemática do protagonista, John Rhys-Davies como um contato importante no Oriente Médio e Mads Mikkelsen e Boyd Holbrook como os vilões.

Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 (13 de julho)

Dessa vez, o sétimo filme da franquia Missão: Impossível promete visitar um pouco mais o passado do protagonista Ethan, inclusive trazendo personagens de volta.

E nunca nos cansamos de assistir ao Tom Cruise desafiando as leis da gravidade e ignorando efeitos especiais o máximo que pode, beneficiando os efeitos práticos e as coreografias próprias durante as cenas de ação.

Para Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1, Tom Cruise APENAS se jogou em um penhasco enquanto pilotava uma moto, fato que se torna ainda mais impressionante porque ele não usa dublês, mesmo já tendo 60 anos de idade. Sim… ele tem 60 anos… durma com essa informação aí…

Oppenheimer (20 de julho)

Christopher Nolan está de volta! Depois de dar um nó na cabeça de todo mundo com Tenet (2020), o diretor retorna com Oppenheimer, um projeto ambicioso. O filme conta a história de J. Robert Oppenheimer, um físico norte americano que ficou conhecido como o “pai da bomba atômica”.

Nolan inclusive afirma ter conseguido reproduzir os efeitos de uma bomba atômica de forma prática, evitando utilizar apenas efeitos de computação na cena da explosão.

O elenco também chama a atenção: Cillian Murphy, Florence Pugh, Jack Quaid, Matthew Modine, Matt Damon, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Josh Hartnett, Kenneth Branagh, Gary Oldman, Rami Malek, Gustaf Skarsgard, Dane DeHaan, Jason Clarke e Casey Affleck.

Barbie (20 de julho)

No mesmo dia de Oppenheimer estreia o intrigante filme da Barbie. Dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, esse filme é todo exagerado, desde os figurinos até os cenários e a saturação das cores. Mas aí está o segredo: Margot Robbie disse que as nossas expectativas seriam subvertidas e tudo o que conseguimos pensar é: COMO?

A estética pelo menos já é reconhecidamente incrível, com todos aqueles neons e cores vibrantes. Tomara que o roteiro acompanhe essa vibe de otimismo, algo que não é difícil de imaginar de um projeto comandado por Gerwig.

As Marvels (27 de julho)

Mais um filme de herói… Pelo menos As Marvels vão promover um crossover interessante entre filmes e séries da Marvel, unindo Capitã Marvel, Kamala Khan e Monica Rambeau em uma história que tem potencial para ser muito legal.

Dirigido por Nia DaCosta, a trama se passa após os acontecimentos das séries WandaVision e Ms. Marvel, ambas disponíveis no Disney+. O mesmo problema de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania se repete aqui: cada vez mais produções são necessárias para entender o que está rolando, então o desafio para o espectador eventual é ainda maior.

Mas a esperança é a última que morre: tomara que seja um bom filme e a Marvel volte à boa forma.

Besouro Azul (17 de agosto)

Em agosto, tem Brasil-sil-sil nas telonas da DC! Bruna Marquezine vai representar o cinema nacional em Besouro Azul, filme de um herói pouco conhecido da editora. Uma produção sobre um personagem menor pode significar um respiro para a Warner/DC, que vem passando por mudanças já mencionadas aqui.

É a chance de artistas relativamente pouco conhecidos mostrarem que as adaptações de heróis da DC ainda têm chance. Além de Bruna, o elenco tem Xolo Madiueña (Cobra Kai) e Susan Sarandon. A direção é do porto riquenho Angel Manuel Soto.

Os Mercenários 4 (21 de setembro)

Os Mercenários 4 é isso: outro filme com brucutus trocando sopapos, sem muitas promessas de inovação nas histórias contadas entre os tiroteios infinitos. A diferença agora é que o elenco conta com as inusitadas adições de Megan Fox (Transformers), 50 Cent, Tony Jaa (Ong Bak – O Guerreiro Sagrado)  e Iko Uwais (Operação Invasão).

Os intermináveis Sylvester Stallone, Jason Statham, Dolph Lundgren e Randy Couture estão de volta. No entanto, Sly informou que esta é a sua última participação na franquia e seu legado será comandado por Statham no futuro.

Duna: Parte 2 (2 de novembro)

Duna: Parte 2 promete entregar muito! O segundo capítulo da franquia, dirigida por Denis Villeneuve e protagonizada por Timothée Chalamet, continua diretamente de onde o primeiro filme parou, acompanhando a saga de Paul Atreides para se vingar pela morte do pai.

Além de Zendaya, que deve ter mais tempo de tela do que no antecessor, o elenco é reforçado com Florence Pugh, Austin Butler, Christopher Walken e Léa Seydoux.

Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e Serpentes (17 de novembro)

O ano de 2023 vai marcar o retorno ao mundo de Jogos Vorazes, criado pela escritora Suzanne Collins e eternizado nas telonas pela série de filmes com Jennifer Lawrence no papel principal. 

Agora, no entanto, Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e Serpentes conta a história do jovem Coriolanus Snow, bem antes de ele se tornar o presidente de Panem. Ele foi designado para a mentoria do tributo do Distrito 12 na 10ª edição dos Jogos, mas aproveita para criar o cenário perfeito para consolidar seus planos. 

O spin-off é baseado no livro homônimo escrito por Suzanne Collins e lançado em 2020.

Wonka (14 de dezembro)

Outra história revisitada depois de um bocado de tempo é A Fantástica Fábrica de Chocolate. No entanto, Wonka não será um remake dos filmes anteriores, mas uma história de origem do jovem Willy Wonka (interpretado por Timothée Chalamet), quando ele era apenas um adolescente esquisito que queria compartilhar suas criações com o mundo.

Olivia Colman, Sally Hawkins, Rowan Atkinson, Jim Carter e Keegan-Michael Key, entre outros, também estão no elenco do filme. A direção é de Paul King (Paddington) e o roteiro de Simon Rich (Divertidamente).

novo filme willy wonka
Foto: Reprodução

Aquaman e o Reino Perdido (25 de dezembro)

Com estreia marcada para depois de todos os grandes filmes da DC no ano, Aquaman e o Reino Perdido pode se beneficiar do bom resultado dos colegas – ou entrar em uma espiral de fracassos que influenciará negativamente no seu desempenho.

Seja como for, não há muitos detalhes sobre a nova trama envolvendo o super-herói. O que podemos contar é com a química entre Jason Momoa e o diretor James Wan para salvar o ano, justamente no feriado de Natal.

Menções honrosas:

Beau is Afraid (sem data definida), próximo filme de Ari Aster, uma parceria com Joaquin Phoenix que pode ser memorável.

Killers of the Flower Moon (sem data definida), possivelmente último filme de Martin Scorsese, novamente com Leonardo DiCaprio e Robert De Niro.

Maestro (sem data definida), próximo filme biográfico dirigido por Bradley Cooper que tem Steven Spielberg e Martin Scorsese como produtores e Carey Mulligan, Sarah Silverman, Maya Hawke e Matt Bomer no elenco. O filme trata da vida do compositor Leonard Bernstein.

Napoleon (sem data definida), biografia de Napoleão Bonaparte dirigida por Ridley Scott, com Joaquin Phoenix no papel do general francês e Vanessa Kirby como sua esposa, Josephine. Phoenix e Scott trabalharam juntos em Gladiador, para quem não se lembra.

MaXXXine (sem data definida), Ti West e Mia Goth trabalharam juntos em X, emendaram o roteiro de Pearl e aparentemente eles escreveram pra caramba, pois ano que vem já sai outro filme dessa parceria, contando o que acontece com Maxine, a única sobrevivente do massacre do primeiro filme.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!