Iron Maiden inclui escudo do São Paulo em sua mensagem de Natal
Ilustração por Val Andrade / Reprodução / Twitter

O Iron Maiden compartilhou um cartão de Natal online e um detalhe chamou atenção especialmente dos fãs brasileiros.

Além da imagem mostrar três versões do conhecido mascote Eddie, que apresentam referências à mais recente turnê, também podemos observar um escudo do São Paulo Futebol Clube no canto esquerdo superior do cartão.

A explicação, na verdade, é bem simples: a ilustração foi criada pelo cartunista Val Andrade, torcedor fiel do tricolor paulista, mantenedor da página Maiden Cartoons e colaborador do grupo em animações (via Igor Miranda). Confira ao final da matéria!

Inclusive, vale lembrar que neste ano, mais especificamente no dia 4 de Setembro, a lendária banda de Rock tocou no Estádio do Morumbi, que pertence ao tradicional clube brasileiro. O show representou a terceira passagem do grupo pelo local, com as anteriores sendo em 2011 e 2019.

Iron Maiden trabalhou com outros artistas brasileiros

Recentemente, outros brasileiros além de Val Andrade também colaboraram com o Iron Maiden.

O clipe de “The Writing on the Wall”, primeiro single do álbum Senjutsu (2021), teve a participação de Tiago Calliari (diretor de arte e visual development artist), Natalia Bacetti (concept artist e ilustradora), Fabio Alencar (marketing artist e freelancer) e Fabio Perez (concept artist e ilustrador freelancer). Eles atuaram como desenhistas de background para a produção.

Iron Maiden já tinha feito alusões ao Brasil antes

Além disso, a banda liderada por Bruce Dickinson gosta de incluir o Brasil em algumas de suas ilustrações.

Em 1998, por exemplo, um pedaço da capa do álbum Virtual XI faz alusão à seleção brasileira em suposto jogo contra o time da Inglaterra.

Já nos últimos anos, quando as primeiras restrições da pandemia da COVID-19 foram retiradas, o grupo compartilhou uma ilustração em que Eddie aparece de camisa amarela, preparando caipirinhas em um ambiente com diversas bandeiras do Brasil e de outros países.

Em 2019, o g1 publicou um estudo apontando que nenhuma nação ouve mais Iron Maiden no mundo do que o Brasil. Cerca de 13,9% dos streamings no material da banda, ao menos de acordo com os números daquele ano, vêm do nosso país.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!