Peter Gabriel Imprisioned for Art
Imagem: Divulgação

Por Rafael Teixeira e Felipe Ernani

Talvez você não saiba, mas há alguns anos o lendário cantor Peter Gabriel (ex-Genesis) liderou um projeto que reuniu nomes como Tom Morello, do Rage Against The Machine, Nadya, do Pussy Riot e a excelente rapper chilena Ana Tijoux para apoiar artistas que foram presos injustamente.

O Imprisoned For Art, algo como “preso por fazer arte” na tradução livre, fez parte do Voice Project, iniciativa criada há 16 anos para defender artistas e ativistas em regiões de conflito.

Cada um deles foi fotografado segurando uma ficha criminal, que estampa o nome de um artista pelo mundo que ainda está buscando reparação judicial.

Peter Gabriel, por exemplo, carrega a bandeira de Dawit Isaak, escritor que está preso na Eritreia desde 2001 sem um julgamento formal após ser considerado um traidor pelo governo extremista do país.

Em um comunicado na ocasião, o cantor demonstrou compaixão por colegas de profissão que são perseguidos por seu trabalho:

Quando eu comecei a viajar pelo mundo para a turnê Human Rights Now, em 1988, fiquei chocado ao descobrir em quantos países havia artistas que estavam presos, tinham sido torturados ou mortos por fazerem exatamente o que eu faço: escrever e cantar músicas. Temos que defender e proteger aqueles que têm coragem de falar.

Fotos foram estampadas em camisetas para arrecadar fundos

Para o Imprisoned For Art, Tom Morello escolheu representar o cantor tailandês Tom Dundee, enquanto Ana Tijoux segurou uma placa com o nome do poeta saudita Ashraf Fayadh.

As fotos foram estampadas em moletons e camisetas e vendidas no site do projeto. A renda arrecadada foi revertida para organizações e esforços para libertar os artistas presos, em uma luta constante que teve finais diferentes para os nomes citados acima.

Enquanto Isaak segue preso (e pode até estar morto), Dundee foi libertado em 2020. Já Fayadh tem um caso complexo, uma vez que foi sentenciado à morte em 2015 mas viu sua sentença ser revertida meses depois em oito anos de prisão e, acredite se quiser, “800 chicotadas”.

Até o momento, o site do Voice Project continua no ar com outras iniciativas e você pode ajudá-los por aqui. Vale ressaltar que o número de artistas que eles buscam ajudar chega a ser assustador, o que reforça ainda mais a importância desse projeto.

Peter Gabriel lançará álbum em 2023

Em tempo, Peter Gabriel revelou recentemente que irá lançar em 2023 o seu primeiro disco de inéditas em 20 anos, que vai se chamar i/o. O cantor também anunciou datas de sua primeira turnê em 7 anos.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!