Pearl Jam no MTV Unplugged

A história conta que a ideia de criar o Acústico MTV surgiu por acaso, e graças ao Bon Jovi. Tudo começou no VMA de 1989, quando Jon Bon Jovi e Richie Sambora apresentaram uma versão acústica de “Wanted Dead Or Alive” que fez muito sucesso.

Depois disso, o canal musical quis criar um programa apenas para essas versões. Os primeiros convidados foram Graham Parker, Dr. John e Michael Penn, que ajudaram a formar o conceito do Unplugged.

Mas os primeiros gigantes do Rock compareceram apenas no final da primeira temporada, que teve episódios com Aerosmith, Elton John e Don Henley.

Na segunda temporada, em 1991, Paul McCartney se tornou o primeiro artista a lançar um disco a partir de seu show no MTV Unplugged, e a partir daí o programa se tornou o lugar para todas as bandas estarem.

Acústico MTV também teve performances memoráveis no Brasil

Ao longo dos anos, performances icônicas no MTV Unplugged entraram para a história da música. Caso de Eric Clapton que ganhou o Grammy de Álbum do Ano com seu acústico, graças principalmente às versões de “Layla” e “Tears In Heaven”.

Nirvana, Pearl Jam, Neil Young, Lauryn Hill, Jay-Z e Alicia Keys são outros artistas que estão entre os Acústicos mais celebrados de todos os tempos.

No Brasil, o programa estreou em 1991 e também recebeu apresentações marcantes de bandas como Legião Urbana, Gilberto Gil, Titãs, Rita Lee, Charlie Brown Jr. e Marcelo D2.

Apesar de ter muito menos relevância, como a própria MTV atualmente, o Unplugged continua no ar até hoje. Recentemente, o programa contou com o BTS na versão americana e Manu Gavassi na brasileira.

LEIA TAMBÉM: Em 2000, MTV reunia Chorão, Dinho Ouro Preto e mais para falar sobre “fusão pioneira” do Red Hot Chili Peppers

I WANNA BE TOUR

Em poucos dias o Brasil receberá uma turnê incrível com gigantes do Emo e Rock Alternativo; garanta o seu ingresso por aqui!