Chorão Red Hot
Reprodução/YouTube

Que o Red Hot Chili Peppers é uma das bandas mais importantes e inventivas da história do Rock, a gente já sabe. Mas é sempre bom lembrar a influência que a banda tem entre outros músicos, especialmente os nacionais.

Em 2000, a MTV Brasil dedicou a programação de todo um fim de semana à banda californiana. Entre os especiais exibidos, estava o Arquivo MTV, uma espécie de documentário sobre um grupo específico.

O programa reuniu entrevistas antigas de Anthony Kiedis, John Frusciante e companhia, clipes e imagens raras de shows, incluindo as passagens da banda por Rio de Janeiro e São Paulo em 1993, para o saudoso festival Hollywood Rock.

Mas, em meio a tudo isso, estava o mais importante: depoimentos de grandes nomes do Rock brasileiro, como Chorão do Charlie Brown Jr., Rodolfo dos RaimundosDinho Ouro Preto do Capital Inicial, além de Nasi.

O vocalista do Ira! falou sobre o pioneirismo especialmente do segundo disco do Red Hot, Freaky Styley, lançado em 1985:

Nos anos 80 a gente curtia muito o Rap, aquela época da nascente do Hip-hop. Ele já tinha uma certa influência do Rock, mas o Rock ainda não tava preparado pra esse tipo de som, tanto na questão das pick-ups como no estilo de canto. Mas o Red Hot me chamou atenção no disco produzido pelo George Clinton, em que eles já faziam essa fusão muito pioneira do Rock com o Rap.

Assista ao Arquivo MTV do RHCP ao final da matéria!

Red Hot Chili Peppers celebrado no VMA em 2022

No último domingo (28), o Red Hot Chili Peppers recebeu o prêmio de “Ícone Global” no Video Music Awards, da mesma MTV. A banda também se apresentou tocando músicas novas e antigas, e ainda prestou uma homenagem a Taylor Hawkins.

LEIA TAMBÉM: Relembre os tempos de ouro da MTV Brasil com vídeos disponíveis em acervo online

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!