Notícias

Jack White detona Elon Musk após volta da conta de Donald Trump no Twitter

Assim como muitas pessoas, Jack White ficou extremamente indignado com a decisão de Elon Musk de restabelecer a conta oficial de Donald Trump no Twitter.

O bilionário, que comprou a plataforma recentemente, anuncinou no último sábado (19) que iria permitir o retorno de Trump após uma enquete lançada por ele em que a maioria das pessoas votaram para que o ex-presidente dos EUA tivesse sua conta novamente.

Advertising
Advertising

Como te contamos aqui, Donald Trump foi banido da rede social de forma permanente em Janeiro de 2021 após ter demonstrado apoio à invasão ao Capitólio e pelo risco de continuar incentivando a violência através de suas mensagens.

Jack White detona decisão de Elon Musk

Através de sua conta do Instagram, Jack White publicou um longo texto criticando a decisão de Musk, que a defende em nome da liberdade de expressão.

O aclamado músico apontou que o empresário está “tentando ajudar um fascista a ter uma plataforma para que possa eventualmente obter seus incentivos fiscais.”

Nos comentários da publicação, White declarou que está desativando a conta do Twitter de sua gravadora, a Third Man Records, e aproveitou para pedir desculpas aos artistas por perderem “uma rede social para promover sua arte”.

Ele reforçou que sua gravadora não vai apoiar “esta plataforma que ajudará a espalhar conspirações mentirosas e narci-capitalistas [mistura de narcisismo com capitalismo] fora da caixinha para destruir este país, tudo pelo ego de Trump e sua agenda de redução de impostos”.

Leia abaixo a publicação de Jack White direcionada a Elon Musk.

Jack White acusa Elon Musk de colocar democracia em risco

Então você devolveu a plataforma do Twitter a Trump. Absolutamente nojento, Elon. Isso é oficialmente um movimento idiota. Por que você não é sincero? Fale a verdade; pessoas como você e Joe Rogan (que dá plataforma para mentirosos como Alex Jones etc.); você ganha uma tonelada de dinheiro, vê a conta do imposto, despreza o fato de ter que pagar o que é justo de sua parte e, em seguida, acha que se mudar para o Texas e apoiar qualquer republicano que aparecer vai ajudá-lo a manter mais de seu dinheiro. (De que outra forma o Trump poderia interessá-lo?) Você pretende dar plataformas a mentirosos conhecidos e lavar as mãos como Pôncio Pilatos e não assumir nenhuma responsabilidade? Trump foi removido do Twitter porque incitou violência várias vezes, pessoas morreram e ficaram feridas como resultado de suas mentiras e seu ego, (sem falar o que seu golpe fez para tentar destruir a democracia e nosso Capitólio). E quanto à divisão e às famílias distantes de sua retórica e o que isso fez com este país? Isso não é ‘liberdade de expressão’ ou ‘o que a pesquisa decidiu’ ou qualquer bobagem que você esteja afirmando ser; isso é simplesmente você tentando ajudar um fascista a ter uma plataforma para que possa eventualmente obter seus incentivos fiscais. Digo, quantos bilhões a mais você precisa para arriscar a própria democracia para obtê-los?

Você fez muitas coisas incríveis com a Tesla, Elon, e merece muitos elogios nesse departamento (eu pessoalmente apoiei muito esse empreendimento), mas você foi longe demais e agora está usando seu poder para promover mentirosos horríveis e atiçadores de violência, que estão levando o país e o mundo para trás e colocando em risco a democracia que o tornou rico e bem-sucedido em primeiro lugar. Eu acredito na liberdade de expressão, mas, por exemplo, não vou deixar a KKK fazer um comício no palco da nossa gravadora. Essa é uma das plataformas que controlamos e temos algum poder de fala, não é uma praça da cidade operada pelo governo. E se eu tivesse um posto de gasolina, eu também não estaria vendendo gasolina para a KKK queimar cruzes e depois lavar as mãos como se não ajudasse a facilitar o ódio.

Você assumiu uma grande responsabilidade com sua compra, e a ‘liberdade de expressão’ não é um guarda-chuva que o protege disso.

Published by
Lara Teixeira