WRY
Foto por Ana Erica

O WRY acaba de lançar seu novo álbum: Aurora. O trabalho, que chega pela Before Sunrise Records, marca o oitavo disco de estúdio da banda paulista e o seu primeiro totalmente em português.

O disco conta com 11 faixas, incluindo os singles “Sem Medo de Mudar” e “Contramão“, e é o terceiro lançamento do grupo em apenas três anos. Em 2020, o WRY lançou o disco de inéditas Noites Infinitas, e, em 2021, gravou e lançou Reviver, uma coletânea de faixas que nunca entraram na sua discografia e que estavam até então fora das plataformas digitais.

Com quase três décadas de história, o WRY ajuda a contar a história do underground e do indie rock brasileiro. Aurora apresenta uma faceta mais acessível da sonoridade da banda, se aproximando do pós-punk para dialogar com temas do Brasil atual.

Mukeka di Rato

Mukeka di Rato
Foto por Renata Sattler

A banda capixaba Mukeka di Rato lançou há poucos meses o álbum Boiada Suicida, o primeiro com o novo vocalista Fepaschoal. O grupo segue divulgando o trabalho e revelou recentemente o lyric video da faixa “Roubar“.

O vídeo, dirigido por Alexandre Kool, traduz quase que literalmente a letra da canção. O baixista Fábio Mozine (Merda, Os Pedrero) conta que “a ideia da música surgiu do aumento de preço das coisas no Brasil. Aumento do preço do arroz, feijão, da comida básica“:

Começamos a ver aquelas cenas das pessoas comprando pé de galinha, ossos, coisas que até então eram dadas ou jogadas fora. Então escrevemos essa letra como uma reflexão: e ai, o que fazer com uma mãe de família que é pobre e entra no supermercado e é pega roubando um pedaço da carne? A gente prende? Na música a gente estimula o roubo, é isso mesmo, ‘não tenho dinheiro, vou é roubar’. É uma ode ao roubo para se sustentar.

Maikão & André Abujamra

Maikão
Foto por Edsoul Figueroa

O cantor, compositor e multi instrumentista Maikão se une ao grande André Abujamra (Os Mulheres Negras, Karnak) em uma frente ampla contra a hipocrisia. O resultado dessa parceria é a pesada “Invasão“, que chega via Showlivre e A Música Vive.

A faixa — já disponível nas principais plataformas de streaming — une rock e rap para criticar as relações promíscuas entre extremismos religiosos, milicianismos e corrupção endêmica enquanto pessoas sofrem por coisas básicas.

O trabalho de Maikão é marcado pela atitude artística, presença e potência humana, assim como pela valorização das tradições populares e a interação com o universo da música pop alternativa. O artista paulista vive a música e se dedica ao grupo percussivo de maracatu Baque Caipira e ao grupo tradicional de samba de lenço Mestre Antônio Carlos Ferraz, além de desenvolver atividades de música e expressão para idosos e adolescentes.

Lhanura

Lhanura
Foto por Juliano Toledo

Temos banda nova na área! A Lhanura busca aliar peso, letras em português e ritmos cativantes em um som que flerta com o nu-metal. O grupo paulista acaba de lançar o seu primeiro single: “Busque o Melhor“.

A faixa é a primeira amostra do EP de estreia Antropoceno, previsto para Dezembro deste ano. De acordo com o vocalista Bollo, o registro simboliza o início de uma jornada que a banda está disposta a percorrer com plenitude. Sobre a canção “Busque o Melhor”, o músico comenta:

Esta música fala sobre as dificuldades da vida contemporânea e visa servir de motivação a tudo o que nós temos enfrentado. Desde as dificuldades emocionais até os obstáculos da estrutura vigente. Inspirada na luta pelo reconhecimento das populações nativas brasileiras, a música trata do direito de ser quem se é! Por isso bradamos – ‘faça o seu melhor’, ‘mantenha-se em pé’, apesar dos pesares.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!