Metallica
Imagens: Divulgação

Nos dias após as eleições do último dia 30, você não deve ter passado impune ao hit “Tá na Hora do Jair Já Ir Embora”, de Tiago Doidão e Juliano Maderada. Mas você sabia que várias outras músicas sobre política estão viralizando no Brasil e no mundo?

Na semana seguinte à vitória de Lula, nada menos que 21 canções com alguma referência a ele ou a Bolsonaro estavam no Top 50 da playlist Viral Brasil, do Spotify.

Como te contamos por aqui, “Tá na Hora do Jair Já Ir Embora” chegou ao topo da parada, mas logo na segunda posição vinha “Lula Lá no Funk (O Pai Tá On)”, de Festa do Lula e DJ Fábio ACM.

Em terceiro lugar, um hino bolsonarista: “Chora Petista”, da famigerada La Banda Loka Liberal, e na sétima posição aparece “22 É Bolsonaro”, do DJ SB no Beat.

Do total, apenas cinco músicas eram em apoio a Jair Bolsonaro, e 16 a favor de Lula, refletindo o próprio resultado das urnas. Veja aqui o vídeo completo que o TMDQA! preparou sobre esse assunto!

Mas esse fenômeno das músicas virais sobre política não tá acontecendo só no Brasil. Confira abaixo alguns exemplos de canções de protesto que bombaram nas redes sociais no Irã, Ucrânia, Reino Unido e mais.

4 músicas virais sobre política pelo mundo

Irã: cantor amador musicou tweets de manifestantes

A enorme revolução social em curso no Irã, depois que uma mulher foi morta pela polícia por não usar o véu, tem como trilha sonora a música “Baraye”, do cantor Shervin, que era pouco conhecido antes de viralizar.

Ele publicou em seu Instagram um vídeo cantando a canção, que escreveu usando na letra tweets publicados por mulheres durante manifestações pelas ruas do país. Rapidamente, a música chegou a 40 milhões de visualizações e ganhou o mundo.

Ucrânia: uma das canções de protesto mais antigas do planeta

A invasão russa à Ucrânia já dura 9 meses, e a música que mais se ouviu nesse período foi o hino de protesto “Bella Ciao”, que é italiano, e já tinha se tornado popular antes por causa da série La Casa de Papel (2017).

Originalmente, a canção era cantada por escravos nos campos italianos. A versão ucraniana viralizou após um vídeo em que duas combatentes aparecem cantando a canção nas trincheiras, no meio do conflito. Assista abaixo.

Reino Unido: piada com as festas clandestinas de Boris Johnson

O cantor amador Tom Walker já tinha certa fama no TikTok por usar muito humor em suas músicas. Mas o grande hit veio com “Number 10”, em que ele ironiza os escândalos que derrubaram o ex-premiê inglês Boris Johnson.

A letra fala sobre as festas clandestinas que o político promovia em plena pandemia. Depois que o vídeo atingiu 1,5 milhão de plays em seu perfil, ele convenceu uma gravadora a lançar uma versão de estúdio da canção.

Peru: affair do presidente virou refrão chiclete

Essa versão de “Thank You”, de Dido, embora seja bem parecida com a original, fez sucesso por causa do refrão chiclete: “Mi Bebito Fiu Fiu”. A hashtag já tem mais de 1 bilhão de menções, e foram regravadas versões no estilo Salsa, em francês e até em chinês.

“Fiu fiu” nada mais é do que o assobio que o ex-presidente do Peru, Martín Vizcarra, teria direcionado à advogada Zully Pinchi, com quem ele teria se relacionado fora do casamento este ano.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!