Johnny Cash

A versão de Johnny Cash para “Hurt”, faixa do Nine Inch Nails presente no álbum The Downward Spiral (1994), se tornou bem mais que a original.

Produzida por ninguém menos que Rick Rubin, a música apareceu no disco American IV: The Man Comes Around (2002) e fez parte de um projeto que começou em 1994 e levantou a carreira do lendário cantor.

Em entrevista à BBC, Rubin lembrou que, na época, Cash, que faleceu em 2003 aos 71 anos, já tinha a saúde comprometida (via UCR):

Ele não estava mais bem o suficiente para fazer turnês. Sua parceira [June Carter] tinha partido. E sua escolha era morrer ou continuar, e ele escolheu continuar. Ele queria entender por que eu gostaria de trabalhar com ele, por que alguém iria querer trabalhar com ele? Em sua mente, ele estava acabado. Eu disse: ‘Bem, vamos apenas sentar e tocar músicas que você ama, e vamos descobrir o que fazer’.

Ele se sentou na minha sala e começou a tocar essas músicas para mim, a maioria das quais eu nunca tinha ouvido — músicas country antigas ou músicas folk antigas, e foi magnífico.

Na conversa, o produtor afirmou que se concentrou na imagem de Cash como “o mítico Homem de Preto” e, por isso, “Hurt” veio à mente:

Se você ouvir a letra, é como rever uma vida de arrependimento e remorso. No entanto, não era o caso de apenas seguir em frente. Toquei a música para ele primeiro, e Johnny apenas olhou para mim como se eu fosse louco porque a versão do Nine Inch Nails da música é muito barulhenta, agressiva. Johnny estava cauteloso! E eu acho que fiz uma demo onde um guitarrista tocou, e eu declamei a letra do jeito que imaginei ele fazendo. E então, quando ele ouviu a letra e ouviu o formato do que poderia ser, ele disse: ‘Vamos tentar’.

Que demais! Relembre o clipe de “Hurt” por Johnny Cash ao final da matéria e compare com a versão original do Nine Inch Nails.

Johnny Cash e June Carter

June Carter, mencionada por Rick Rubin no início da entrevista, foi companheira do artista de 1968 até sua morte, ocorrida apenas quatro meses antes de Cash falecer.

Ela também cantava e os dois foram tema do filme Johnny & June (2005), dirigido por James Mangold e que rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Reese Whiterspoon. Na produção, Johnny foi vivido por Joaquin Phoenix.

LEIA TAMBÉM: Emocionante: vídeo mostra último show de Johnny Cash poucos dias antes da morte

I WANNA BE TOUR

Em poucos dias o Brasil receberá uma turnê incrível com gigantes do Emo e Rock Alternativo; garanta o seu ingresso por aqui!