Nirvana
Foto: Wikimedia Commons

O pouco tempo de duração do Nirvana foi suficiente para uma revolução no mundo da música e uma vasta obra sonora entre discos oficiais e inúmeras gravações em Lados B, Fitas Demo e Bootlegs.

A banda liderada por Kurt Cobain dispensa apresentações quando estamos falando dos clássicos, porém, mesmo com o lançamento de algumas coletâneas e discos ao vivo, algumas músicas do Nirvana ainda são desconhecidas do grande público.

O disco Incesticide em 1992 deu um aperitivo ao reunir algumas sobras de estúdio, faixas que estiveram em Lados B de singles, covers e outras músicas que circulavam em gravações amadoras entre os fãs.

Ao mergulharmos ainda mais em outras obras do Nirvana, ouvimos faixas que poderiam facilmente estar em algum dos discos oficiais lançados pela banda ou que simplesmente merecem mais atenção pela qualidade.

Hoje reunimos 7 delas por aqui em uma lista que traz curiosidades sobre as canções.

Vem com a genet!

“I Hate Myself and I Want To Die”

A faixa “I Hate Myself and I Want To Die” quase deu nome ao disco In Utero e acabou se tornando uma das frases mais conhecidas de Kurt Cobain.

Um dos fatos mais inusitados é que na lendária passagem do Nirvana pelo Brasil, Kurt usou uma camiseta com a frase na épica noitada na companhia de João Gordo.

“Sappy”

Essa foi uma canção com a qual Kurt nunca ficou satisfeito com nenhuma versão, pois a mesma foi gravada diversas vezes de 1988 a 1993 e quando o dilema parecia ter acabado, com “Sappy” na fila para entrar em discos oficial, o vocalista mais uma vez a reprovou.

Sendo assim, o som ficou fora de In Utero.

“Even In His Youth”

A música foi simplesmente, o Lado B do maior hit mundial dos anos 90.

Por motivos óbvios, não chamou tanto a atenção dos fãs na época, já que “Smells Like Teen Spirit” foi literalmente um furacão que passou e mudou os rumos da música no planeta Terra.

 

“D-7”

Em 1991 o EP Hormoaning foi lançado na Austrália e no Japão com seis faixas.

Entre elas está a conhecida “Aneurysm” e a ótima “D-7”, sendo que o lançamento foi bastante elogiado pela crítica da época.

O curioso é que as versões lançadas em cada país têm cores e capas diferentes e hoje em dia são bem disputadas na internet a preços bem altos.

“Curmudgeon”

Mais uma das épocas da gravação do Nevermind que acabou ficando fora do disco, sendo lançada posteriormente como Lado B e entrando na coletânea With The Lights Out – Box Set, de 2004.

“Ain’t It a Shame”

No meio da sua pluralidade musical, Kurt Cobain fez mais uma homenagem ao ídolo Leadbelly com a versão de “Ain’t It a Shame”.

O artista do blues foi homenageado por Kurt também no Acústico MTV com a explosiva “Where Did You Sleep Last Night”.

“Marigold”

Faixa lançada como Lado B do single “Heart-Shaped Box”, foi escrita e cantada pelo então baterista Dave Grohl.

“Marigold” já mostra o extremo bom gosto nas composições de Dave que na época já estava ansioso por mais espaço na banda com as músicas de sua autoria.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!