Vila Madalena, em São Paulo
Foto via Shutterstock

O ano de 2022 tem sido marcado por uma forte retomada da vida pós-pandemia, e as atividades de entretenimento estão a todo vapor. Com isso em mente, a revista Time Out, que sempre traz boas dicas do que fazer em cidades ao redor de todo o mundo, resolveu elencar os bairros mais legais do planeta.

Como o próprio site da publicação explica, o ranking foi montado através de duas frentes: uma pesquisa com moradores e turistas das cidades, que são perguntados sobre os lugares mais legais que visitaram, e a própria equipe editorial. O resultado é uma soma dessas duas visões, que criou uma lista pra lá de diversificada.

Vila Madalena está entre os bairros mais descolados do mundo

Nessa lista finalizada dos bairros mais descolados do mundo, o Brasil marca presença apenas uma vez entre os 51 locais escolhidos. O grande representante do nosso país é o bairro da Vila Madalena, em São Paulo, que ficou em 13º lugar e é descrito pela Time Out da seguinte forma:

O bairro da Vila Madalena, em São Paulo, deve sua caracterização boêmia aos estudantes da Universidade de São Paulo, que chegaram nos anos 80 seduzidos pela isca do aluguel barato e das caipirinhas mais baratas ainda. Hoje, jovens descolados ainda são muito presentes: tatuados de vinte e poucos anos festejam nos abundantes bares da Rua Aspicuelta desde o final da tarde até o Sol nascer, ainda que o Samba de cada noite atraia públicos de outras gerações também. Cafés artesanais e galerias de vanguarda fecham com chave de ouro o cachê cultural da Vila Madalena, mas o destaque aqui é o Beco do Batman: uma galeria comunitária de graffiti a céu aberto que mostra o trabalho dos melhores artistas de rua de São Paulo.

A publicação ainda sugere um “dia perfeito” no local, que envolve pegar um café para viagem e um pão de queijo, comer a “melhor pizza localizada fora da Itália” e/ou ir a um “boteco tradicional” para ver um jogo de futebol e ouvir um Samba ao vivo para comer petiscos e uma “cerveja estupidamente gelada”.

Parece sensacional mesmo, hein? Você pode ver as dicas completas e a lista na íntegra clicando aqui. Abaixo, você vê os 15 primeiros colocados do ranking.

Ranking dos bairros mais legais do mundo

  1. Colonia Americana — Guadalajara, México
  2. Cais do Sodré — Lisboa, Portugal
  3. Wat Bo Village — Siem Reap, Camboja
  4. Ridgewood — Nova York, EUA
  5. Mile End — Montreal, Canadá
  6. Barrio Logan — San Diego, EUA
  7. Shimokitazawa — Tóquio, Japão
  8. Cliftonville — Margate, Reino Unido
  9. Barrio Yungay — Santiago, Chile
  10. Cours Julien — Marselha, França
  11. Shawlands — Glasgow, Reino Unido
  12. Dundas West — Toronto, Canadá
  13. Vila Madalena — São Paulo, Brasil
  14. San Isidro — Havana, Cuba
  15. Neukölln — Berlim, Alemanha

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!