Silverchair

Após quatro discos e um sucesso avassalador, o Silverchair lançava Young Modern em 2007, último álbum de estúdio antes do anúncio do hiato que viria a acontecer quatro anos depois em 2011.

Em seu último trabalho, a banda australiana liderada por Daniel Johns continuou a evolução das sonoridades de Diorama, lançado em 2002, mais uma vez evidenciado arranjos orquestrados e composições elaboradas repletas de variações nas dinâmicas vocais, dando vida às letras angustiadas do seu líder.

Talvez o quinto disco do Silverchair seja aquele elemento injustiçado, por não ter recebido a mesma devida atenção que os outros lançamentos, potencializados por hits mundiais como “Tomorrow”, “Freak”, “Miss You Love” e “Without You”, apenas para citar alguns dos clássicos da banda.

Silverchair e Young Modern

Podemos afirmar que Young Modern parece ter envelhecido bem ao mostrar o quanto o trio ainda conseguia explorar e inovar o seu próprio som e o quanto ainda poderia render bons discos caso o hiato não tivesse acontecido.

Músicas como “Straight Lines”, “Reflections Of a Sound” e “Thieving Birds, Pt.1 / Strange Behaviour / Those Thieving Birds, Pt. 2” só reafirmam que Daniel Johns, Chris Joannou e Ben Gillies formaram umas das bandas mais espetaculares da geração grunge/pós-grunge, nos mostrando que o estilo poderia ir além da fórmula que surpreendeu o mundo com o Nirvana no início dos anos 90.

Continua após o vídeo

15 anos depois, sabemos que o Silverchair não voltará, pelo menos se levarmos em conta várias declarações de Daniel Johns. O vocalista já afirmou até mesmo que a banda não volta nem por um milhão de dólares ou se ele tivesse uma arma apontada na cabeça.

Silverchair em 2022

Atualmente, os membros do grupo continuam trabalhando em seus projetos individuais e nos resta ficar acompanhando sempre com uma pontinha de esperança do inusitado acontecer.

Daniel Johns, aliás, lançou recentemente seu ótimo disco solo chamado FutureNever. Enquanto isso, o baixista Chris Joannou continua suas atividades como produtor musical aliado a outros empreendimentos empresariais e o baterista Ben Gillies, entre suas atividades, lançou um canal no YouTube onde toca e comenta várias músicas da banda.

Ouça Young Modern na íntegra abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!