Anitta e João Gordo
Fotos via Reprodução/Instagram

João Gordo relembrou recentemente que Anitta não foi a primeira artista brasileira a vencer uma categoria no Video Music Awards, premiação da MTV mais conhecida como VMA.

A cantora, que se tornou a primeira artista do Brasil a se apresentar no palco principal da premiação, venceu a disputa na categoria Melhor Clipe de Música Latina com seu hit “Envolver”.

Em conversa com o G1 (via Whiplash), o vocalista do Ratos de Porão apontou que entende a comemoração com a conquista de Anitta, mas fez questão de reforçar que o Sepultura também já ganhou uma estatueta no VMA. Ele disse:

A primeira banda brasileira a fazer turnê gringa punk foi o Cólera em 1985. Nós fomos a primeira do rolê a gravar em Berlim, em 1989. O Sepultura gravou o ‘Beneath the Remains’ no Rio de Janeiro. Quem desbravou e saiu da bolha foi o Sepultura. Nós éramos punks loucos da periferia que não falava inglês. A Anitta hoje em dia tem um sucesso lá fora, legal e tal, mas o primeiro mesmo foi o Sepultura. Eles ganharam o prêmio do VMA em 1994, antes da Anitta.

Mas será que foi por aí mesmo? Calma que a gente te explica…

João Gordo, Anitta e vitória do Sepultura no VMA

Logo após a cerimônia deste ano em que Anitta conquistou o prêmio, nós te contamos mais detalhes sobre a vitória do Sepultura.

Como falamos por aqui, entre 1990 e 1994 o VMA premiou três brandas brasileiras com o troféu “International Viewer’s Choice Award”, categoria em que fãs de vários países ao redor do mundo escolhiam seus próprios vencedores.

Além do grupo de Andreas Kisser, que venceu com “Orgasmatron”, do álbum Arise (1991) e com “Territory”, do Chaos A.D. (1994), os Titãs e o grupo Nenhum de Nós também venceram a disputa internacional.

A diferença é que o prêmio vencido por essas bandas era uma escolha do público — tanto que, com o surgimento do VMB, ele foi incorporado à premiação nacional na categoria “Escolha da Audiência”. No caso de Anitta, a escolha foi feita pela própria cerimônia.

Sepultura também elogiou Anitta

Em tempo, nos bastidores do Rock in Rio, ao ser questionado sobre a visibilidade internacional de Anitta, Kisser declarou que fica “muito orgulhoso porque é a nossa música” e não descartou a possibilidade de uma colaboração com a cantora.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!