Como você deve saber, o Sublime, que hoje é uma cultuada banda de Ska, Reggae e Punk, não atingiu o sucesso até a morte do vocalista Bradley Nowell e o lançamento do disco póstumo que leva o mesmo nome do grupo, de 1996.
Depois que essas músicas estouraram no mundo todo, os fãs resgataram os álbuns anteriores, 40oz. to Freedom (1992) e Robbin’ the Hood (1994), que hoje estão entre os trabalhos independentes mais vendidos de todos os tempos.
O que muita gente não sabe é que o disco de estreia, além de ter sido produzido pela própria banda, não teve sequer um profissional acompanhando o Sublime em estúdio.
Isso porque a banda costumava invadir o espaço de gravação da Universidade Estadual da Califórnia para produzir as músicas durante a madrugada, como Nowell contou certa vez:
Ninguém deveria entrar lá depois das 9 horas da noite. Mas a gente chegava às 21:30 e ficava até as 5 da manhã. A gente se escondia dos seguranças, eles nunca descobriram. Dessa forma a gente descolou uns 30 mil dólares em horas de estúdio de graça.
Eita! Será que os guardas não estavam era curtindo o som?
Essa “tática” já tinha sido usada pelo Sublime em 1991, quando um estudante de música se aproximou da banda, que na época tocava covers em bares pequenos, e sugeriu que eles gravassem uma mixtape em sua escola.
Mas, adivinha: pra isso, o estúdio teria que ser invadido de noite. Em apenas uma madrugada, entre meia-noite e 7 da manhã, o grupo gravou Jah Won’t Pay the Bills, fita cassette que ajudou o Sublime a ganhar seguidores em todo o sul da Califórnia.
Hoje, Jah Won’t Pay the Bills e 40oz. to Freedom foram remasterizados e estão disponíveis em todos os serviços de streaming, como você pode conferir abaixo. Lendários!
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