Sublime disco estreia
Imagem: Divulgação

Como você deve saber, o Sublime, que hoje é uma cultuada banda de Ska, Reggae e Punk, não atingiu o sucesso até a morte do vocalista Bradley Nowell e o lançamento do disco póstumo que leva o mesmo nome do grupo, de 1996.

Depois que essas músicas estouraram no mundo todo, os fãs resgataram os álbuns anteriores, 40oz. to Freedom (1992) e Robbin’ the Hood (1994), que hoje estão entre os trabalhos independentes mais vendidos de todos os tempos.

O que muita gente não sabe é que o disco de estreia, além de ter sido produzido pela própria banda, não teve sequer um profissional acompanhando o Sublime em estúdio.

Isso porque a banda costumava invadir o espaço de gravação da Universidade Estadual da Califórnia para produzir as músicas durante a madrugada, como Nowell contou certa vez:

Ninguém deveria entrar lá depois das 9 horas da noite. Mas a gente chegava às 21:30 e ficava até as 5 da manhã. A gente se escondia dos seguranças, eles nunca descobriram. Dessa forma a gente descolou uns 30 mil dólares em horas de estúdio de graça.

Eita! Será que os guardas não estavam era curtindo o som?

“Tática” do Sublime começou com fita cassette Jah Won’t Pay the Bills

Essa “tática” já tinha sido usada pelo Sublime em 1991, quando um estudante de música se aproximou da banda, que na época tocava covers em bares pequenos, e sugeriu que eles gravassem uma mixtape em sua escola.

Mas, adivinha: pra isso, o estúdio teria que ser invadido de noite. Em apenas uma madrugada, entre meia-noite e 7 da manhã, o grupo gravou Jah Won’t Pay the Bills, fita cassette que ajudou o Sublime a ganhar seguidores em todo o sul da Califórnia.

Hoje, Jah Won’t Pay the Bills e 40oz. to Freedom foram remasterizados e estão disponíveis em todos os serviços de streaming, como você pode conferir abaixo. Lendários!

LEIA TAMBÉM: Sublime revela que gravadora pediu para substituir Bradley Nowell logo após sua morte

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!