Peça Seu Cover: vencedores do concurso Toca Aí 2022

Nas últimas semanas o TMDQA! veio falando bastante a respeito da segunda edição do Concurso de Música Toca Aí.

Além de parceiros de mídia do evento, acreditamos que a iniciativa é fundamental para celebrar a música de rua e artistas que dão duro para serem reconhecidos em ambientes distantes dos grandes palcos.

Foi justamente com a ideia de dar um palco fixo a músicos habituados a tocar nas ruas e trens que o concurso promovido pelo Pátio Metrô São Bento e a Tatu Cult realizou mais de 100 shows e teve mais de 200 artistas inscritos.

Com um público superior a 10 mil pessoas, a segunda edição do Toca Aí teve três etapas entre seletivas, eliminatórias e a finalíssima, que presenteou músicos em mais de 25 mil reais.

Vencedores e Premiação em Dinheiro

Todos sabemos que, além do reconhecimento, o artista precisa bastante de apoio financeiro para seguir a sua carreira, e o Toca Aí foi fundamental para unir esses dois aspectos.

No dia 20 de Agosto, a grande final foi do Rap de Cauê Chimera e Mano Hick até o samba do grupo Samburbano e a música instrumental de Wannie Ramos.

Tudo aconteceu na belíssima Praça da Colmeia, no metrô São Bento, e o espaço que se transformou em casa de shows viu a consagração da Peça Seu Cover, que encantou os jurados, arrebatou 99 pontos e levou para casa o título de campeã com uma premiação de 10 mil reais.

Fazendo versões de Adoniran Barbosa, Tim Maia, Alcione e outros clássicos da música brasileira, a banda encantou todos que ali estavam e sagrou campeã do concurso.

Matheus Miniguini, membro da banda, afirmou:

Ganhar o concurso foi muito surpreendente para nós. Estamos muito emocionados e não é pelo valor do prêmio em si, mas por ver a animação do público, ouvir as palavras dos jurados e pelo reconhecimento do nosso trabalho, que temos muito carinho. Isso é o que realmente vale. Ainda estamos sem palavras e sem acreditar que somos os vencedores.

No segundo lugar tivemos um empate: Samburbano e a cantora Nalla ficaram com 98 pontos e optaram por somar as respectivas premiações de 5 e 3 mil reais para dividir o bolo igualmente.

Ao final, os classificados do quarto ao nono posto receberam mil reais cada um.

Classificação

A classificação da segunda edição do Concurso de Música de Rua Toca Aí ficou assim:

  • 1º lugar: Peça Seu Cover (@pecaseucover) – 99 pontos
  • 2º lugar: Nalla (@nallaoficial) e Samburbano (@projetosamburbano_sp) – 98 pontos
  • 4º lugar: Wannie Ramos (@wannieramos) – 97 pontos
  • 5º lugar: Banda Cucamonga (@bandacucamonga); Bárbara Fagundes (@barbara_fagundes87); Cauê Chimera (@cauechimera); Mano Hick (@mano_hick) – 96 pontos
  • 6º lugar: Jesus Kelvin (@bruxojesus) – 95 pontos

Parabéns a todos os envolvidos!

Impactos do Concurso

O 2º Toca Aí! promoveu o trabalho de mais de 200 artistas trazendo visibilidade para a arte de rua. Foram distribuídos mais de R$25 mil em prêmios, valorizando o trabalho desses músicos e musicistas. E, pensando também em instrumentalizar os artistas, o Concurso forneceu um material de divulgação de alta qualidade para os concorrentes das últimas fases utilizarem em suas trajetórias profissionais e promoveu uma palestra sobre autoempresariamento de carreira.

“O objetivo do projeto sempre foi fortalecer a música de rua, e nessa edição nos atentamos ainda mais à questão da pluralidade, diversidade e inclusão da equipe, artistas e público. Garantimos a acessibilidade física e de conteúdo com intérpretes de libras e transmissão on-line.” afirma Jacó Oliveira, Diretor de Estratégia de Diversidade na Tatu Cult.

Foram tomadas ações afirmativas para garantir a diversidade étnico-racial, de orientação sexual e identidade de gênero. Os indicadores foram medidos através de um censo realizado com as pessoas da equipe, músicos, prestadores de serviço e parceiros do Concurso. Destacam-se os resultados dos pilares étnico-racial e LGBTQIAP+, com 33% de pessoas negras e 36% de pessoas dentro da sigla.

O Toca Aí! teve ainda a participação de pessoas vindas de 8 estados brasileiros, das regiões sudeste, sul e nordeste. Em relação ao pilar de gênero, vale salientar o protagonismo feminino na equipe do Concurso, composta por 63% de mulheres, incluindo os cargos de liderança.

“É muito importante ter esses indicadores, eles nos ajudam a planejar e estabelecer as metas das edições seguintes. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos, mas seguimos comprometidos para que os próximos Concursos sejam ainda mais inclusivos e diversos,” concluiu Isabela Parrón, gerente de marketing do Pátio Metrô São Bento.

ProAC

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Pátio Metrô São Bento e Tatu Cult, apresentam o 2º Concurso de Música de Rua – Toca Aí!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!