Stranger Things Eleven
Imagem: Reprodução

Um dos maiores sucessos do entretenimento na última década, Stranger Things é atraente pelo bizarro, os projetos secretos e os monstros. Mas a realidade também é bizarra, e prova disso é que a série da Netflix pode ter sido inspirada pelo projeto MK Ultra.

O enredo de Eleven, Mike e companhia traz referências diretas a produtos fictícios como Dungeons & Dragons, Silent Hill e Stephen King. Mas o polêmico programa criado pelo governo americano nos anos 50 também tem muitas similaridades com Stranger Things.

MK Ultra foi um projeto da CIA, a Agência de Inteligência do governo dos Estados Unidos, para realizar experimentos ilegais em humanos com o objetivo de criar métodos de controle mental para fins militares.

Entre 1953 e 1973, indivíduos americanos e canadenses foram submetidos a interrogatórios, sessões de tortura e testes com drogas psicoativas, como LSD e Mescalina. Isso aconteceu em mais de 80 hospitais, prisões e até universidades por todo o país.

Quando a operação foi encerrada, a maioria dos documentos foram destruídos pela CIA, mas informações importantes foram recuperadas em 2001. Ainda assim, até hoje, não se sabe quantas pessoas morreram ou tiveram danos permanentes por causa dos experimentos.

Como o MK Ultra se relaciona com Stranger Things

Atenção: a partir daqui, esta matéria pode conter pequenos “spoilers” sobre Stranger Things

No início de Stranger Things, a história da garotinha que tinha poderes sobrenaturais e um número no lugar do nome era um mistério. Ao longo das temporadas, mais sobre o passado de Eleven foi descoberto, até que a quarta temporada revelou todos os “podres” do laboratório comandado por Dr. Brenner, o “papa”.

Descobrimos que Eleven nasceu e cresceu enclausurada porque sua mãe, sem saber que estava grávida, se ofereceu para participar de um estudo que envolvia drogas psicodélicas e privação sensorial.

Quando volta ao laboratório para tentar recuperar sua filha, a mulher é submetida ao eletrochoque, que a deixa em estado catatônico permanente. Outro ponto em comum é o enredo de Joyce e Hopper na Rússia, uma clara referência à Guerra Fria que ocorria na época do MK Ultra.

Bom, a boa notícia é que o projeto secreto da CIA não abriu nenhum portal para criaturas infernais (que a gente saiba…).

Ah, vale o registro de que no disco The Resistance, de 2009, o Muse lançou uma música chamada “MK Ultra”, cujo refrão diz: “Quanto tempo mais até você quebrar? / Sua mente está prestes a cair / Eles estão tomando conta / Nós estamos perdendo o controle”. Aproveite para relembrar a seguir!

LEIA TAMBÉM: Reviravolta: fãs de Stranger Things passam a criticar Eddie Munson no TikTok

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!