Bruce Dickinson com o Iron Maiden no Rock In Rio 2022
Foto por TMDQA! / Diego Castanho

Sempre fala-se muito sobre como o nome do festival Rock In Rio é forte, mas há de se concordar que outro nome de porte parecido é o do Iron Maiden, headliner na primeira noite da edição de 2022.

O primeiro dia do retorno ao festival na Cidade do Rock é conhecido como “Dia do Metal”, mas claramente poderia ter sido batizado como “Dia do Iron Maiden”, já que desde a abertura dos portões o que mais se via eram camisetas da banda britânica.

Não é exagero dizer que 70 ou 80% do público estivesse por ali para ver o Iron Maiden, e eles vinham de todos os cantos do país e até do continente, já que avistamos bandeiras de Chile, Argentina e mais por lá.

Era de se esperar, então, que o show fosse ovacionado, e isso aconteceu mesmo que a banda não tenha apresentado nenhuma verdadeira surpresa.

Como foi o show do Iron Maiden no Rock In Rio?

Bruce Dickinson com o Iron Maiden no Rock In Rio 2022
Foto por TMDQA! / Diego Castanho

Se você acompanha o TMDQA! e tem visto os nossos posts sobre os shows que a banda tem feito em sua turnê de Senjutsu pelo Brasil, sabe qual é o setlist que o grupo liderado pelo vocalista Bruce Dickinson vem apresentando.

Pois ele foi seguido à risca no show do Rock In Rio e quem estava com a nossa matéria aberta sabia exatamente qual seria a próxima música do show.

Não que isso tenha sido um problema, já que as milhares de pessoas que lotaram a Cidade Olímpica no Rio de Janeiro exaltaram cada um dos momentos em que a banda esteve no palco aliando Heavy Metal a diversas passagens teatrais.

Aliás, esse é um dos pontos que conectam o Iron Maiden a tantos artistas Pop que são criticados por fãs da banda e passarão pelo Palco Mundo nos próximos dias.

Como um grande artista Pop, o Iron passeia por fases e o faz muito bem, com trocas de figurino que até mesmo demandaram pausas no show, como é muito comum em shows de grandes artistas solo.

Por exemplo, após a fase “Senjutsu” que abriu o show, a transmissão do Multishow até voltou para o apresentador Guilherme Guedes, que segurou os curtos minutos em que a banda esteve fora.

Com as guitarras ditando o ritmo de tudo, Bruce Dickinson liderou seu grupo com uma energia invejável, e se aos 64 anos a voz já não é mais a mesma dos tempos áureos, a vontade de dar espetáculo é idêntica. ele interagiu com o público, brigou de espada com o mascote Eddie, usou máscara e carregou uma lanterna em “Fear of the Dark” e falou sobre irmandade e união, celebrando o público brasileiro como uma família antes de “Blood Brothers”.

Essa, aliás, é uma faixa que não costuma aparecer frequentemente em turnês do Iron, e foi executada nos outros shows feitos por aqui durante os últimos dias.

Continua após a foto

Eddie Samurai com o Iron Maiden no Rock In Rio 2022
Foto por TMDQA! / Diego Castanho

Ao final das contas, a noite contou com clássicos como “The Number of the Beast”, “The Trooper”, “Run To The Hills” e o fim chegou com uma versão desacelerada de “Aces High”.

No palco, uma das maiores paixões de Bruce, a aviação, no formato de um avião gigantesco que tomava conta do espaço sobre a banda.

Toda vez que abre-se a venda de ingressos para datas do Rock In Rio com bandas repetidas, os questionamentos vêm aos montes, mas o Iron Maiden deixou bem claro, mais uma vez: vai esgotar ingressos toda vez que vier porque tem uma base de fãs imensa, forte e fiel, que se apega aos detalhes, à mega produção e às narrativas históricas exploradas pela banda em seus discos e shows.

As portas estão sempre abertas e, ao final, Bruce disse que gostaria de encontrar os fãs brasileiros novamente ano que vem.

Com direito a guitarrista sócio-torcedor e inúmeros shows, já passou da hora de comprar uma terrinha ali pela Barra, hein, Iron Maiden?

Continua após o vídeo

Setlist do Iron Maiden no Rock In Rio 2022

  1. Senjutsu
  2. Stratego
  3. The Writing on the Wall
  4. Revelations
  5. Blood Brothers
  6. Sign of the Cross
  7. Flight of Icarus
  8. Fear of the Dark
  9. Hallowed Be Thy Name
  10. The Number of the Beast
  11. Iron Maiden
    Bis:
  12. The Trooper
  13. The Clansman
  14. Run to the Hills
    Bis 2:
  15. Aces High

SIGA O TMDQA! NO INSTAGRAM PARA VER FOTOS E VÍDEOS DO ROCK IN RIO 2022

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!

 

Compartilhar