Como você sabe, a internet foi inventada no fim dos anos 60, mas apenas para fins militares. A ferramenta só se tornou acessível e começou a se popularizar no fim da década de 90.

Portanto, em 1993, quando o Aerosmith lançou o clássico álbum Get a Grip, as formas de consumir música ainda estavam bem concentradas nas mídias físicas, como o vinil, CD ou fita, ou em veículos como TV e rádio.

Mas, nessa mesma época, diversas iniciativas pelo mundo buscavam transformar isso, como o Internet Underground Music Archive, plataforma criada na Califórnia em que artistas podiam compartilhar suas músicas e se comunicar com o público.

Outro projeto, esse bastante “caseiro”, foi quando a banda Severe Tire Damage, que tinha engenheiros de computação na formação, conseguiu transmitir um show online e ao vivo usando a rede Mbone.

Mas foi uma ação envolvendo a banda de Steven Tyler, Joe Perry e companhia que mais ajudou a vislumbrar o que seria o download de músicas a partir dos anos 2000.

LEIA TAMBÉM: Kirk Hammett compara streaming à pirataria e relembra batalhas do Metallica

A parceria entre o Aerosmith e a Geffen

Em 1994, a gravadora Geffen, considerada a primeira a ter intranet corporativa do mundo, quis dar um presente para os dois milhões de clientes da CompuServe, um dos primeiros grandes provedores de internet (ISP) dos Estados Unidos.

E esse presente era justamente um “lado B” do disco Get a Grip, a faixa “Head First”. Os usuários que digitassem “GO AEROSMITH” na linha de comando podiam baixar um arquivo WAV de 4,3MB da música.

Na época, um arquivo desse tamanho demorava aproximadamente 90 minutos (!) para baixar. Mas, nas duas semanas em que a música esteve disponível, 10 mil pessoas toparam esperar e fizeram o download.

Para divulgar a ação, Steven Tyler deu uma declaração um tanto quanto pioneira (via Louder):

Se os nossos fãs estão por aí dirigindo por aquela ‘super estrada da informação’, então nós queremos tocar na parada de caminhões.

Valeu, Aerosmith!

Relembre a faixa “Head First”

Vale registrar que, também em 1994, o Megadeth foi vanguarda ao lançar o primeiro site da banda, e em 1995 os Rolling Stones se tornaram o primeiro grande grupo a transmitir um show ao vivo. Pequenas enormes revoluções!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!