Kirk Hammett avaliando músicas de terror
Reprodução/YouTube

Em 2000, a imprensa musical noticiou o processo movido pelo Metallica contra o Napster por infringir o copyright da demo de “I Disappear”, single que, na época, ainda não havia sido lançado oficialmente mas estava disponível para download no serviço ilegal de compartilhamento de arquivos.

Ao descobrir que a então nova música podia ser baixada gratuitamente por qualquer um dos milhares de usuários da Napster, assim como toda a sua discografia, o Metallica acionou seus advogados e teve início a batalha judicial que se tornou famosa na indústria da música.

Em entrevista recente para a Classic Rock (via Metal Injection), o guitarrista Kirk Hammett relembrou o episódio e disse que a disputa na justiça se tratava praticamente de um apontamento para onde o mercado estava chegando. Ele ainda afirma que o grupo “avisou a todos” que a era do streaming estava por vir:

Avisamos a todo mundo que isso aconteceria. Avisamos a todos que a indústria da música perderia oitenta por cento de seu patrimônio líquido, poder e influência. Quando estas viradas monumentais acontecem, ou você chacoalha a porra da gaiola e não faz nada ou você segue em frente. Definitivamente há uma nova forma de lançar músicas, mas não é tão efetivo quanto a indústria da música antes do Napster. Mas estamos presos nisso. Tem que haver algum tipo de ponto no meio do caminho onde os dois se juntam, ou então um modelo completamente novo entra na jogada.

Visionários?!

Kirk Hammett, Metallica e o processo do Napster

Vale lembrar que, na época, o processo do Metallica virou notícia no mundo todo e dividiu opiniões, inclusive com pessoas dentro da indústria da música comentando que o grupo estava fazendo um desserviço e se recusando a se adaptar ao novo modelo do momento.

Agora, os discursos com relação ao streaming têm sido cada vez mais negativos, com vários artistas recentemente tendo se posicionado contra as plataformas e o baixo pagamento efetuado por elas. Ainda assim, há opções como o Bandcamp, onde o artista pode vender sua própria música e ficar com uma porcentagem maior do lucro, mas a popularidade é incomparável.

Em tempo, Kirk Hammett lançou o EP solo Portals em 23 de Abril, como te contamos aqui.

LEIA TAMBÉM: Maravilhoso: Kirk Hammett erra introdução de “Nothing Else Matters” em show do Metallica e brinca com público

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!