Monty Norman, compositor do tema clássico de James Bond, morre aos 94 anos
Reprodução / Site oficial Monty Norman

O músico Monty Norman, conhecido principalmente por compor o icônico tema instrumental dos filmes de James Bond, faleceu aos 94 anos de idade.

A notícia foi anunciada através de um comunicado no site oficial do compositor, que diz:

É com tristeza que compartilhamos a notícia de que Monty Norman faleceu em 11 de Julho de 2022 após uma curta doença.

Norman deu início à sua carreira como cantor de big bands dos anos 50 e 60, se apresentando com grandes nomes, incluindo bandas lideradas por Cyril Stapleton, Ted Heath e Nat Temple (via The Independent).

Além disso, ele apareceu em programas de variedades ao lado de atos de comédia, incluindo Tony Hancock e Spike Milligan. Mais tarde, Norman se uniu ao comediante Benny Hill para pegar a estrada com um show próprio.

Ao investir na composição, Norman escreveu canções para Cliff Richard e para o astro do Rock Tommy Steele. Ele também começou a escrever para musicais, incluindo espetáculos como Make Me An Offer e Expresso Bongo.

Monty Norman e a Era 007

Porém, um dos trabalhos de maior destaque de Monty Norman foi a icônica música tema criada para o filme de James Bond, 007 Contra o Satânico Dr. No, lançado em 1962 e estrelado por Sean Connery.

Não satisfeita com o arranjo de Norman, a equipe do longa pediu que John Barry reimaginasse a música que foi utilizada também nos outros 24 filmes da franquia. Por isso, Barry ficou por muito tempo conhecido como autor da música.

Norman inclusive ganhou um processo de difamação contra o jornal Sunday Times em 1997, quando a publicação afirmou que a música tinha sido composta por Barry.

Confira abaixo um vídeo em que Monty Norman toca o tema de James Bond.

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!

 

Compartilhar