Dave Smith, conhecido como "pai do MIDI", morre aos 72 anos de idade
Reprodução / Instagram

Dave Smith, engenheiro de sintetizadores conhecido principalmente como “pai do MIDI”, faleceu aos 72 anos de idade.

A triste notícia foi compartilhada pela Sequential, empresa de sintetizadores fundada por Smith. Na conta do Instagram, a equipe escreveu:

Estamos com o coração partido, mas tenha um pequeno consolo em saber que ele estava na estrada fazendo o que mais amava na companhia de familiares, amigos e artistas.

Depois de ter se formado na UC Berkeley em ciência da computação e engenharia eletrônica, Smith fundou a Sequential em 1974 e, três anos depois, criou o Prophet 5, o primeiro instrumento musical baseado em microprocessador do mundo e também o primeiro sintetizador polifônico programável (via CoS).

Pai do MIDI

Já no início dos Anos 80, Dave Smith passou a desenvolver o “Musical Instrument Digital Interface”, também conhecido como MIDI. O projeto permitiu que músicos e produtores conseguissem conectar instrumentos de diferentes fabricantes, marcando uma invenção que se tornou essencial e que é usada com frequência até os dias atuais.

O Pai do MIDI vendeu a Sequential para a Yamaha em 1987 e, em 2002, lançou a Dave Smith Instruments. Em 2015, ele renomeou sua empresa para Sequential novamente após a Yamaha devolver o nome.

Os projetos desenvolvidos por Smith e suas contribuições para a indústria fonográfica foram diversas vezes elogiados. Dave foi induzido ao Hall da Fama da Mix Foundation TECnology pela especificação MIDI, e recebeu um Grammy Técnico (junto com Ikutaro Kakehashi) por contribuições para o desenvolvimento da tecnologia MIDI.

Homenagens a Dave Smith

Bandas e artistas como Hot Chip, Flying Lotus, Roger O’Donnell e até Justin Vernon, do Bon Iver, lamentaram a morte de Smith e celebram sua contribuição para a música.

Através do perfil do Twitter do Hot Chip, o integrante Felix Martin declarou:

Devastado ao saber da morte de Dave Smith, lendário engenheiro. Minha carreira na música não seria nada sem as coisas que ele projetou. Foi uma honra tê-lo conhecido. Um verdadeiro gênio e uma pessoa adorável que fará muita falta.

Confira outras homenagens abaixo.

https://twitter.com/blobtower/status/1532161242902716416?s=20&t=8I-hVs-b0MuGdUL1h3Bo4Q