Filme de terror do Ursinho Pooh
Reprodução / Jagged Edge Productions

O amado Ursinho Pooh numa versão que você nunca viu: Winnie the Pooh: Blood and Honey é um novo filme de terror com os personagens popularizados por Walt Disney, escrito e dirigido por Rhys Frake-Waterfield. O longa em live-action ganhou suas primeiras imagens na última quarta-feira (25) e literalmente chocou a internet.

O pouco que se sabe sobre a história é que se tratará de um terror slasher sobre invasão domiciliar. O projeto ainda encontra-se em produção, apesar de ter as primeiras imagens divulgadas.

Craig David Dowsett interpreta Pooh numa forma bastante bizarra, enquanto Chris Cordell será Leitão.

Ué, mas a Disney não possui direitos?

2022 está sendo um ano e tanto para a cultura pop norte-americana. Isso porque algumas obras estão perdendo seus direitos exclusivos após um longo período de contrato. É o caso de Winnie The Pooh, de A.A. Milne, autor infantil cujos personagens fizeram sua primeira aparição em 1926.

A obra passou a ter domínio público a partir do dia 1º de janeiro de 2022, o que significa que a Disney não tem mais direitos exclusivos sobre o material. Resumidamente, isso significa que qualquer pessoa pode usar os personagens como quiser sem ter que pagar uma taxa, que é o que está acontecendo com esse slasher.

No entanto, ao menos por enquanto, Pooh em sua forma adorável com a camiseta vermelha só pertencerá à Disney justamente por ter sido uma versão criada pela companhia de animação. O mesmo acontece com os outros personagens do Bosque dos Cem Acres, como Leitão, Bisonho, Abel e Corujão, que poderão aparecer na obra mas sem suas tradicionais características.

Em tempo, ao contrário dos demais personagens, Tigrão apareceu na obra de A.A. Milne apenas em 1928 — o que significa que seu domínio só será público em 2024. Sendo assim, ele não deve aparecer no longa de terror.

Com quais obras isso também está acontecendo?

Também está se tornando disponível publicamente a obra Bambi – A Life in the Woods, também publicada em 1923. A história foi traduzida para o cinema de animação em 1942 pela Disney; no entanto, os estúdios criaram personagens originais para adicionar ao material, como Tambor e Flor.

Steamboat Willie e Mickey Mouse são outros que também estão programados para entrar em domínio público em 2024, junto com Tigrão. Contudo, com o camundongo sendo o personagem mais famoso dos estúdios, a Disney deve novamente lutar para manter seus direitos.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!