Sessa
Foto por Helena Wolfenson

Desde o seu álbum de estreia Grandeza, de 2019, Sessa, projeto solo do artista paulistano Sergio Sayeg, vem fazendo barulho mundo afora e sendo destaque em importantes publicações internacionais, como UNCUT, The New Yorker, Bandcamp, BrooklynVegan e The FADER.

O músico, que leva o nome do Brasil por diversos países, agora se prepara para lançar o seu segundo disco. Intitulado Estrela Acesa, o trabalho será lançado no próximo dia 24 de Junho, pela Mexican Summer.

“Canção da Cura”

Aquecendo o público para o lançamento, Sessa já disponibilizou dois singles do registro: o primeiro foi “Gostar do Mundo“, que chegou em Março e vem tendo uma ótima recepção nas plataformas de streaming, e a novidade é “Canção da Cura“, divulgado no último dia 11 de Maio.

A música traz o característico balanço tropical de uma bossa nova atualizada com cordas dramáticas e um compasso rítmico que remete a um encontro entre Paulinho da Viola, Baden Powell e Clube da Esquina. Quanto ao tema da letra, o artista comenta:

Esta é uma canção de separação, uma canção sobre a impossibilidade do amor, enquadrada no contexto de um ritual inventado para curar os corpos machucados de amantes ‘estragados pelo mimo de amar’, como diria Drummond no poema ‘Destruição’. Além disso, ela também reflete alguns dos principais temas do álbum: canções de cura, fazer música, combinar sons como forma de dar sentido às emoções, de estar vivo.

“Canção da Cura” veio acompanhada de videoclipe dirigido por Gabriel Rolim. No filme, imagens do artista caminhando em texturas preto e branco sobrepostas por intervenções de desenhos em vermelho fazem conexões com a letra da música.

A Estrela Acesa de Sessa

O disco Estrela Acesa vem pra celebrar os frutos de Grandeza e, justamente por isso, atiça a curiosidade do público. As canções já reveladas trazem para o primeiro plano a profunda reverência de Sessa pela herança musical do Brasil, com orquestrações que evocam as obras atemporais de Tom Jobim, mescladas com os timbres vívidos de Alice Coltrane. Nas letras em português, Sessa encara uma franqueza poética inspirada em Leonard Cohen.

Sergio Sayeg foi fundador do grupo psych-funk Garotas Suecas e estreou o seu projeto solo oito anos depois de deixar o grupo formado em São Paulo. Foi vivendo nos EUA que produziu o primeiro álbum e passou a explorando diversos territórios pelo país e pela Europa, conquistando reconhecimento e admiração.

O músico, inclusive, foi citado por Dave McGowan, baixista do Belle and Sebastian, como um de seus artistas favoritos do momento em nossa entrevista recente com a banda — que você pode conferir na sequência clicando aqui.

Sessa se prepara para passar uma longa temporada no Brasil. O multi-instrumentista está prestes a subir ao palco do Centro da Terra, em São Paulo, dia 14 de Junho, a partir das 20h, para um show intimista, em formato solo, no qual vai experimentar as canções inéditas de Estrela Acesa: ​

Trata-se de uma prévia especial de versões voz e violão do novo álbum. Também tocarei músicas do ‘Grandeza’, mas o foco do show é experimentar o novo repertório em caráter minimalista, um contraponto aos arranjos mais exuberantes do disco.

Enquanto o disco não chega, você pode curtir o clipe “Canção da Cura” no player abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!